No dia 26 de julho, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, recebe a edição especial do GiroDelas, evento idealizado pela jornalista Patrícia Chaves, que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo de resistência. A programação acontece das 11h às 20h, com entrada colaborativa (valores sugeridos entre R$ 5 e R$ 10), e conta com o apoio do SEBRAE RJ e da Secretaria da Mulher.
O GiroDelas expande sua proposta original, antes focada em bailes.
Agora estreia sua primeira edição cultural, reunindo feira de empreendedoras, oficinas, lançamento de livro, exibição de curtas premiados, dança afro, turbantes, exposições e o animado Baile das Pretas, com DJs do cenário da black music carioca.
Entre os destaques estão o lançamento do livro “Negras, Mulheres, Herdeiras Ancestrais” às 11h, a sala “Papo de Teresa” com workshops de marketing, moda e autocuidado, além da presença do Sebrae às 13h30. A partir das 15h, acontecem aulas de dança afro, amarrações de turbantes e sessões dos curtas “Tereza de Benguela” e “Bela LX 404”. Às 16h, será realizada uma visita guiada à exposição “Agô Babá – O Legado de Abalá”.
Para fechar com chave de ouro, das 17h às 20h, o Baile das Pretas assume o espaço com os sets das DJs Cacau, Diana Firmino e Mizzy, trazendo um repertório que celebra mulheres negras na música nacional e internacional, com cardápio junino e energia ancestral.
“A festa é um movimento. Fazer o GiroDelas no MUHCAB, um lugar de resgate e pertencimento na Pequena África, é celebrar livremente nossa identidade”, destaca Patrícia Chaves.
O MUHCAB fica na Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, no Rio de Janeiro.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !




Vou com certeza nesse Giro. Animada!