Dirigido por Rodrigo Van Der Put, Stand Up e Anda resgata o humor absurdo e politicamente incorreto que esperamos dos especiais do Porta dos Fundos mas, no fundo, chega um pouco mais longe.
Depois de ter rendido até caso no STF com o especial de 2019, já não há dúvidas de que o Porta dos Fundos não tem qualquer receio de cutucar temas espinhosos. Seus especiais de Natal viraram tradição justamente por isso, algo que o público aprendeu a esperar com gosto no fim de cada ano. E, desde O Espírito de Natal (2022), também dirigido por Van Der Put, não víamos um especial do grupo em sua plenitude, que retorna finalmente de forma bem distinta.
Originalmente gravado para ser lançado em 2023, Stand Up e Anda sofreu adiamentos por questões internas e burocráticas envolvendo a Paramount. Agora, enfim, chega ao canal oficial do Porta e ao PortaTV – Canal FAST. E chega com um formato que se distancia das narrativas ficcionais de O Espírito de Natal ou Se Beber, Não Ceie (2018, Rodrigo Van Der Put), se tratando de um stand-up de época, algo inédito tanto para o grupo quanto para qualquer outra mídia.

Logo oficial especial “Stand Up e Anda”- Divulgação Porta dos Fundos
A premissa é simples e divertida: em uma taverna do ano 50 d.C., um público vindo de cidades como Galileia, Judeia e Arimateia se reúne para assistir ao espetáculo de Jeremias Jafé, Fábio Porchat, o “comediante do momento”. Seu humor gira em torno de parábolas e passagens mais obscuras da Bíblia, histórias de Ló, bastidores de Sansão e Dalila, entre outras, sempre preservando os clichês deliciosos do stand-up, como a interação direta com a plateia e o humor rápido e alegórico.
Como de costume, o especial não foge das polêmicas, indo de incesto à adultério, usando o humor para provocar reflexão sobre um ponto-chave: ou você segue e acredita em 100% do que a Bíblia afirma, incluindo absurdos como apedrejamento de mulheres não virgens ou a proibição de tecidos misturados, ou não segue nada. Afinal, não dá para escolher seletivamente apenas o que convém, isto seria hipocrisia.
Desde os primeiros minutos, Stand Up e Anda explora essa questão através de histórias do Velho Testamento. Sem nenhuma cerimônia, Jafé ironiza o fato de sua audiência só conhecer a “Bíblia para Baixinhos”, falando também diretamente com o público do canal, que espera justamente esse tipo de tirada inteligente do Porta. E aqui fica evidente que houve estudo sério da Bíblia na pesquisa do especial: várias vezes Jafé cita trechos reais, incentivando o público a conferir por conta própria, muitas vezes para descobrir, surpreso, que aquilo está realmente lá.
Quando o comediante finalmente toca no nome de Jesus Cristo, a produção se encerra de forma abrupta, uma ação calculada que fecha com precisão a discussão sobre hipocrisia. Segundo Porchat, o especial tem potencial de dialogar com diferentes públicos, incluindo amantes de stand-up em geral, oferecendo algo único ao gênero.

Audiência de “Stand Up e Anda”- Divulgação
Mesmo repetitivo em alguns momentos, ponto que o próprio Jafé atribui à Bíblia, Stand Up e Anda se utiliza de piadas escatológicas e absurdos constantes para entregar um presente de fim de ano para os fãs do Porta, que estavam órfãos desse “politicamente incorreto”, e deste especial, não sairão decepcionados.
Acima de tudo, Stand Up e Anda soa como um aceno carinhoso aos espectadores que acompanham esses comediantes há tantos anos: uma lembrança de que o grupo segue firme, inventivo e sem medo de cutucar não uma religião específica, mas a hipocrisia humana em geral. E é justamente esse lembrete, de que todo mundo é falho e que a comédia existe para escancarar isso, e isto que mantém o Porta dos Fundos, e o humor como um todo, relevante como forma de manifestação artística.
Criado pelo Porta dos Fundos, Stand Up e Anda estreia em 17 de dezembro, no canal do Porta dos Fundos no YouTube, às 11h, e no PortaTV – canal FAST, às 23h.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



