A HBO anunciou a produção de um novo true crime nacional que promete reacender um dos casos mais polêmicos da história recente da saúde no Brasil. Intitulada O Caso da Doutora Morte, a série documental vai revisitar a trajetória da médica Virgínia Soares de Souza, ex-chefe da UTI do Hospital Evangélico de Curitiba, acusada de antecipar a morte de mais de 300 pacientes.
Conhecida nacionalmente após sua prisão, Virgínia foi investigada sob a suspeita de aplicar medicamentos e alterar parâmetros de respiradores com o objetivo de acelerar o fim da vida de pacientes em estado grave. O caso gerou forte comoção pública, ampla cobertura da imprensa e um intenso debate sobre ética médica, responsabilidade profissional e os limites da atuação na área da saúde.
Dividida em três episódios, O Caso da Doutora Morte acompanha duas narrativas centrais: a da acusação e a da defesa.
A série O Caso da Doutora Morte se aprofunda nos fatos que levaram às denúncias, reconstrói os acontecimentos a partir de depoimentos inéditos e expõe contradições, tensões e fragilidades do processo. Ao longo dos episódios, o documentário também amplia a discussão sobre confiança no sistema de saúde e os dilemas enfrentados por profissionais que atuam em ambientes de alta pressão, como as UTIs.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
A nova série documental está em fase de gravação e ainda não tem data de estreia definida. O projeto é uma coprodução da Conspiração com a Warner Bros. Discovery, com direção de Mini Kerti. A direção de conteúdo é assinada por Carol Albuquerque, enquanto o roteiro fica a cargo de Arthur Warren, Thiago Amendoeira e Carol Albuquerque, com supervisão de Sergio Nakasone. A produção executiva é de Luisa Barbosa e Renata Brandão, pela Conspiração, e Adriana Cechetti e Patricio Díaz, pela Warner Bros. Discovery.
Com O Caso da Doutora Morte, a HBO amplia seu catálogo de true crimes brasileiros, apostando em uma narrativa investigativa que vai além do sensacionalismo e propõe uma reflexão profunda sobre justiça, ética e o papel da medicina em situações-limite.



