Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
A partilha e outros textos de Miguel Falabella ganham edição especial em livro
Literatura e HQ

Miguel Falabella revisita décadas de dramaturgia em A partilha e outras peças teatrais

Livro reúne textos escritos entre 1990 e 2025 e revisita temas como relações familiares, identidade e afeto.

Por Redação
Última Atualização 10 de março de 2026
4 Min Leitura
Share
divulgação
SHARE

O dramaturgo e ator Miguel Falabella revisita diferentes momentos de sua trajetória no teatro no livro A partilha e outras peças teatrais, lançamento da Matrix Editora. A coletânea reúne quatro textos escritos entre 1990 e 2025 e apresenta ao público obras que exploram relações familiares, identidade e afetos por meio de diálogos marcados por humor e sensibilidade.

O volume reúne as peças A partilha, O som e a sílaba, A sabedoria dos pais e Os olhos de Nara Leão, textos que se tornaram referências no teatro contemporâneo brasileiro e que, agora, passam a integrar uma única edição.

Entre os textos reunidos está A partilha, uma das obras mais conhecidas da carreira de Falabella. A peça acompanha o reencontro de quatro irmãs após a morte da mãe, quando a divisão dos bens da família se transforma em um acerto de contas emocional repleto de memórias, conflitos e humor.

Já O som e a sílaba aborda a relação entre uma jovem cantora autista e sua professora de canto, explorando temas como inclusão, sensibilidade artística e pertencimento.

Em A sabedoria dos pais, o autor investiga o fim de um casamento de 35 anos e revela como ressentimentos acumulados e silêncios moldam as relações familiares ao longo do tempo.

O livro também inclui Os olhos de Nara Leão, monólogo inspirado na trajetória da cantora Nara Leão, que reflete sobre identidade, escolhas pessoais e autonomia artística.

Miguel Falabella e o teatro que parte do cotidiano

Ao longo das quatro peças, Falabella constrói personagens que dialogam diretamente com experiências comuns da vida cotidiana. Conflitos familiares, perdas, reconciliações e dilemas afetivos aparecem em histórias que combinam humor, ironia e emoção.

A coletânea também evidencia uma característica marcante da dramaturgia do autor: a construção de diálogos ágeis e personagens complexos que revelam fragilidades humanas sem perder leveza.

Nascido no Rio de Janeiro em 1956, Miguel Falabella construiu uma carreira reconhecida em diferentes áreas da cultura brasileira. Além de dramaturgo, ele se destacou como ator, diretor, roteirista e apresentador de televisão.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão personagens da TV, como Caco Antibes na série Sai de Baixo e sua longa participação no programa Vídeo Show. Como autor, também criou produções televisivas como Salsa e Merengue, A Lua me Disse, Toma Lá Dá Cá e Pé na Cova.

No teatro, Falabella assinou textos e montagens que se tornaram populares junto ao público, além de dirigir grandes produções musicais no Brasil, como Hairspray, A Gaiola das Loucas, Hebe – O Musical e Donna Summer Musical.

Um convite para revisitar o teatro brasileiro

Com A partilha e outras peças teatrais, o autor reúne textos que marcaram diferentes momentos de sua carreira e que continuam dialogando com o público por tratar de temas universais.

Mais do que um registro de sua dramaturgia, o livro também oferece material para leitores, atores e diretores interessados em revisitar obras importantes do teatro brasileiro contemporâneo.

Serviço

Livro: A partilha e outras peças teatrais
Autor: Miguel Falabella
Editora: Matrix Editora
Páginas: 216
Preço: R$ 65
Onde comprar: site da editora e Amazon.

Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Leia mais

  • Zico, o Samurai de Quintino: Filme revela o lado mais íntimo do maior ídolo do Flamengo
Tags:A partilha e outras peças teatraislivros de dramaturgia brasileiralivros Miguel FalabellaMatrix Editora lançamentoMiguel FalabellaMiguel Falabella livropeças de Miguel Falabellapeças Miguel Falabellateatro brasileiro contemporâneo
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CulturaEspiritualidadeLiteratura e HQ

Recado de Wiracocha

Alvaro Tallarico
1 Min Leitura
Trauminhas HBOMax
Literatura e HQSéries

Trauminhas: HBO Max transforma “Game of Thrones” e “The Last of Us” em livro de colorir para adultos

Alvaro Tallarico
2 Min Leitura
Tenente Bahia
Literatura e HQ

Sophia & Eu | Livro conta vida de Tenente Bahia com bebê após morte de esposa no parto

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?