O cantor e compositor Letto aposta na força das tradições populares brasileiras em seu novo single “Levanta Meu Boi”, lançado como parte das celebrações juninas do Projeto Girô. A faixa mistura influências do Norte e Nordeste com elementos contemporâneos, reforçando o diálogo entre tradição e criação autoral.
A música chega como uma espécie de aquecimento para as apresentações do projeto, que promove experiências artísticas envolvendo dança, música, poesia e cultura popular.
“Levanta Meu Boi” nasce a partir do contato de Letto com manifestações culturais como o Boi de Reis, tradição marcante no Rio Grande do Norte. A composição também carrega referências pessoais do artista, como a praia de Santa Rita, citada na letra e presente em seu processo criativo.
A faixa reforça a diversidade das manifestações do boi pelo Brasil, destacando como cada região ressignifica essa tradição.
Antes de chegar às plataformas, a canção passou pelo crivo do público nos shows do artista — um processo que Letto considera essencial.
“O palco pra mim funciona também como um filtro e tenho uma real noção se o público gosta ou não. Eu só gravo canções que de certa forma já estou tocando ao vivo por um tempo.”
A estratégia reforça a conexão direta com o público e garante que o lançamento já chegue validado pela experiência ao vivo.
Projeto Girô conecta arte, corpo e cultura popular
O lançamento também dialoga diretamente com o Projeto Girô, iniciativa que atua na promoção de vivências artísticas e culturais no Rio de Janeiro.
Criado por Bruno Cezzá e Nat Sant’Anna, o projeto realiza ações em espaços públicos, privados e comunidades, com atividades que incluem:
- oficinas de dança e percussão
- construção de instrumentos
- confecção de figurinos com materiais recicláveis
- contação de histórias
- apresentações artísticas
A proposta é criar um ambiente de conexão com o corpo e com a cultura popular, especialmente em contextos periféricos.
Gravada no Espaço Ipiranga, a faixa traz uma instrumentação rica em elementos percussivos e tradicionais. Além de cantar, Letto assina a produção e toca instrumentos como curimbó, violão e banjo.
A gravação conta com participação de músicos como Karine Curty na flauta transversal e Conceição Carlos no pandeirão e tambor, reforçando a sonoridade orgânica e coletiva da música de Letto.
Trecho da letra
“Ô levanta meu boi
Que o povo se agita
Hoje vou passear na praia de Santa Rita
Vou levar meu boi
Ele quer farrear
Vou tocando tambor pra ver meu boi dançar”
Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



