Continua a 4ª MFM – Mostra Filmes de Montanha. Dessa vez pudemos ver o curta-metragem Harda, da Polônia, focado em canionismo. O filme passa uma sensação contínua de claustrofobia e uma fotografia deveras interessante ao mostrar um pouco da caverna Harda, descoberta em 2011 por Wojciech Kucczok e Jaroslaw Surmacz. Ela fica na montanha polonesa Tatra. O responsável pela direção, roteiro e a bonita fotografia, que é o maior (talvez único) destaque do filme, é Marcin Polar. As lâmpadas que surgem, as gotas de água, a face iluminada, certamente, são cenas que possuem beleza.
Anba
Em seguida, um curta-metragem francês que se passa no Haiti começa todo animado com música e adentra uma caverna, é Anba – in the depths of Haiti (França, 2019, 24′). Ali o trabalho com as sombras se mostra eficiente. Olivier Testa é a estrela do filme. Um homem em busca de reconhecimento pelo seu trabalho de exploração nas cavernas do Haiti. Espeleologia e canionismo. Acaba por ser um documentário que fortalece o Haiti e cria curiosidade sobre suas cavernas. Além disso, faz isso de uma forma leve, com momentos irreverentes, como quando Olivier faz música batucando em estalactites e estalagmites. A música está muito presente no curta e cria todo um diferencial em como a história é contada pelo diretor Vladimir Cellier que utiliza bem a figura irreverente de Olivier Testa e a a alegria haitiana.
Wetter Stein Ridge (Áustria, 2018, 21′) foca no projeto de uma corrida de montanha árdua e perigosa, do treinamento até a realização. Inclusiva, há uma cena com o protagonista correndo e a câmera distanciando na qual vemos a grandiosidade da beleza do local – e temos maior noção do perigo. A reflexão final do protagonista fecha bem.
Aliás, se liga nas próximas sessões:
DOMINGO, 20/09
Sen o Nandze / Dream of Nanga (Polônia)
Julietti – Uma Vida nas Montanhas (Brasil)
Becoming a Guide (Alemanha)
Por falar em Montanhismo (Brasil)
Montanhas são Deuses (Nepal)
DOMINGO, 27/09
Mi Mamá (USA)
Troperos (Argentina)
DOMINGO, 04/10 – ENCERRAMENTO
Um voo sobre o Pico Paraná (Brasil)
Parques Nacionais – Itatiaia (Brasil)
Sea of Life (Canada)
Afinal, para conferir os filmes é só visitar e se inscrever no https://mfmbrasil.wixsite.com/home