Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes | CRÍTICA

São José dos Ausentes é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, aliás, considerado um dos mais frios do Brasil. Neste filme, um grupo segue pela Terra dos Cânions entre bússolas, mapas e estudos de logística. O documentário é dirigido por Lucas Jasper, um dos expedicionários, que foca nas belezas naturais de São José dos Ausentes e vai mostrando a travessia, e um pouco da experiência daquelas cinco pessoas durante a trilha de cinco dias.

Acompanhamos a erva-mate de todas as manhãs, a importância da alimentação, incluindo a farofa de pinhão; o tradicional chimarrão desperta os aventureiros e diversas informações sobre a fauna e a flora locais. O filme Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes não chega exatamente a mostrar as dificuldades desse tipo de trekking, mas perpassa por algumas, dando certo tom épico que vai surgindo em alguns momentos como na primeira vez que a neblina aparece e o drone pega imagens que até fazem lembrar “Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”.

Estações do ano

São cinco dias margeando os cânions, como o Amola Faca, impressionantes visuais. As mudanças no clima e as vezes que a névoa, “a viração”, aparece, chamam atenção. Lucas Jasper consegue boas imagens, especialmente com o uso do drone, que auxilia na sensação de imensidão e gigantismo daquelas paisagens.

“Aqui as estações do ano são bem definidas, o problema é que são todas no mesmo dia”, comenta um dos expedicionários, quando uma chuva cai de repente.

Indubitavelmente, o lugar é realmente fantástico. Outra participante é Camila Jasper, expedicionária e produtora executiva, que, inclusive, teve suas primeiras experiências acampando durante as gravações, a única mulher presente. Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes recebeu, em agosto de 2019, o Prêmio Box Brazil de licenciamento, no Concurso Interativo do Gramado Film Market, premiação paralela do Festival de Gramado. Esse prêmio envolve direitos de exibição no canal de viagens, turismo e cultura da Box Brazil, maior programadora independente da televisão por assinatura brasileira.

Afinal, veja o filme completo:

Ademais, leia mais:

Seu Sílvio e O Conto da Ilha Desconhecida Grande
Aliás, conheça a Trilha Aventureiro – Parnaioca e baleia encalhada na Ilha Grande
Por Detrás da Moeda | Documentário foca nos músicos de rua do Porto | Fantasporto 2020

6 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: