Conecte-se conosco

Literatura

A Feira do Livro | Evento recebe Patricia Hill Collins, uma das mais potentes vozes do feminismo negro

Socióloga estadunidense, uma das mais importantes vozes da intelectualidade contemporânea, vem ao Brasil em junho

Publicado

em

A feira do livro

A Feira do Livro anuncia a vinda de Patricia Hill Collins entre os autores internacionais confirmados para o evento. O novo festival literário brasileiro acontece entre os dias 7 e 11 de junho na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A princípio, autora de Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (Boitempo, 2022) e Pensamento feminista negro (Boitempo, 2019), Collins é considerada, ao lado de Angela Davis e bell hooks, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos.

Em Pensamento feminista negro (Boitempo, 2019. Tradução de Jamille Pinheiro Dias), a autora desenvolve a sua teoria da interseccionalidade, que considera raça, classe, gênero e sexualidade como formas de opressão interligadas. Ou seja, sendo assim, não podem ser compreendidas isoladamente e criam um sistema complexo que molda a vida de mulheres negras. Em Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (Boitempo, 2022. Tradução de Bruna Barros e Jess Oliveira), Patricia Hill Collins aborda problemas sociais contemporâneos, também pautada na interseccionalidade, e aponta as ferramentas necessárias para resolvê-los.

A vida de Collins

Filha única de uma família da classe trabalhadora, com mãe secretária e pai operário veterano de Guerra, Collins teve formação escolar em instituições públicas, onde passou por momentos de silenciamento e invisibilização, temas que tornaram-se pilares de seu pensamento crítico. Posteriormente, se formou em sociologia na Universidade de Brandeis em Waltham, Massachusetts, concluiu mestrado em ensino de educação em ciências sociais na Universidade de Harvard e fez doutorado em sociologia no Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Cincinnati, onde construiu carreira e trabalhou por vinte e três anos.

Em seguida, em 2005, Collins ingressou no departamento de sociologia da Universidade de Maryland como professora emérita, trabalhando questões de raça, pensamento feminista e teoria social, e, por fim, em 2009, foi a primeira mulher negra a presidir a Associação Americana de Sociologia.

Serviço

A Feira do Livro

Data: de 7 a 11 de junho

Local: Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Autores confirmados para A Feira do Livro 2023: Abdellah Taïa, Bela Gil, Conrado Corsalette, Fatima Daas, Itamar Vieira Jr., Jericho Brown, Juliana Borges, Patricia Hill Colllins, Richard Zenith, Samir Machado de Machado.

Literatura

Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ

Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais

Publicado

em

czar acidental a vida de vladimir putin

O Czar Acidental: a vida e as mentiras de Vladimir Putin é uma biografia em quadrinhos escrita por Jean-Michel Thiriet e ilustrada por Gaël Henry. A obra conta a história de Vladimir Putin, desde sua infância na União Soviética até se tornar presidente da Rússia.

A princípio, através de uma narrativa visual, o livro explora a vida pessoal e política de Putin. Por exemplo aparece sua passagem pela KGB. Em seguida, a ascensão ao poder na Rússia e seu governo autoritário. A obra também examina as mentiras e as manipulações que Putin usou para consolidar seu comando e manter-se no poder ao longo dos anos.

O livro aborda questões importantes sobre a história e a política da Rússia, como a queda da União Soviética, a ascensão do capitalismo e a influência do governo russo nas eleições de outros países.

Força e carisma

O Czar Acidental é uma leitura fascinante e informativa, que oferece uma visão única sobre a vida e a carreira de um dos líderes mais controversos do mundo. Também explora a personalidade complexa de Putin e como sua infância difícil e sua carreira na KGB moldaram sua visão de mundo. O livro também examina como Putin usou a propaganda e a manipulação da mídia para perpetuar sua imagem de líder forte e carismático na Rússia.

Outro aspecto interessante da obra é que ela discute a tensão entre a Rússia e o Ocidente, especialmente as relações com os Estados Unidos e a União Europeia. O livro aborda como Putin usou o ressentimento e o sentimento de perda dos russos após o colapso da União Soviética para fortalecer seu governo e justificar sua política externa agressiva.

Afinal, O Czar Acidental: a vida e as mentiras de Vladimir Putin é uma obra rica em detalhes e informações históricas e políticas. Além disso, oferece uma análise crítica do governo de Putin e do contexto em que ele surgiu.

Ficha Técnica

O Czar Acidental: a vida e as mentiras de Vladimir Putin
Editora Conrad
Autores: Andrew S. Weiss e Brian “Box”Brown
Tradução: Mario C. Barroso
172 pág.

Saiba mais e adquira aqui: Amazon

Aliás, saiba mais sobre quadrinhos no podcast a seguir:

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências