Thursday, September 24, 2020

Coletivo A Liga promove debate sobre a Aldeia Maracanã

Na quinta-feira, 27, às 19h, os ativistas sociais do Coletivo A Liga, batem papo sobre a Aldeia Maracanã e sua importância histórica. A roda de conversa conta com a participação de Carlos Doethiró Tucano, ex-cacique da Aldeia Maracanã e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas. Juntamente com Igor de Vetyemy, arquiteto e urbanista e Marize Vieira-Pará Rete, professora de história. A transmissão ao vivo acontece no Facebook @aligario2020.

Aliás, após a expulsão dos indígenas, para demolição e transformação em estacionamento, o edifício do antigo Museu do Índio permanece deteriorado, sem que o Estado do Rio de Janeiro procure reformar. O debate pretende mostrar a importância deste espaço no resgate e história da cultura indígena. Através de diferentes visões e vivencias profissionais, o público poderá compreender ainda mais sobre o espaço, além se enriquecer com informações que constroem nossa história.

A saber, A Liga é um coletivo de pessoas que desejam inovar. Afinal, lançaram a primeira pré-campanha para um mandato coletivo na cidade do Rio de Janeiro para as eleições de vereadores. O grupo está unido pelo propósito de mudar a cidade carioca.

Aldeia Maracanã em debateInclusive, saiba mais sobre os participantes:

Carlos Doethiró Tucano, ex-cacique da Aldeia Maracanã e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas.

Igor de Vetyemy é Arquiteto e Urbanista, Professor e pesquisador. Atual presidente do IAB-RJ, foi Diretor da ABEA e do Instituto Niemeyer. Além disso, foi professor da FAU/UFRJ e atualmente leciona no Máster do IED e nos cursos de graduação e pós graduação da UNESA e da UVA, onde coordena a pós-graduação em indústria criativa.

Marize Vieira-Pará Rete, professora de História, doutoranda em Educação pela UFF. Presidente da AIAM e Coordenadora do ISPO-Aldeia Jacutinga. Conselheira do CEDIND.

Serviço:

Data: 27 de agosto de 2020, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Facebook da Liga @aligario2020

Enfim, se liga na conversa que tivemos com Janaína Bemvindo, integrante do coletivo:

Ademais, leia mais:

Além disso, conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Professor André Tenório lança livro de filosofia e português
Afinal, conheça Pedro Gerolimich, que luta para democratizar a leitura

Escreve o que achou!