Conecte-se conosco

Cultura

Coletivo A Liga promove debate sobre a Aldeia Maracanã

Publicado

em

Aldeia Maracanã é tema de debate da Liga

Na quinta-feira, 27, às 19h, os ativistas sociais do Coletivo A Liga, batem papo sobre a Aldeia Maracanã e sua importância histórica. A roda de conversa conta com a participação de Carlos Doethiró Tucano, ex-cacique da Aldeia Maracanã e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas. Juntamente com Igor de Vetyemy, arquiteto e urbanista e Marize Vieira-Pará Rete, professora de história. A transmissão ao vivo acontece no Facebook @aligario2020.

Aliás, após a expulsão dos indígenas, para demolição e transformação em estacionamento, o edifício do antigo Museu do Índio permanece deteriorado, sem que o Estado do Rio de Janeiro procure reformar. O debate pretende mostrar a importância deste espaço no resgate e história da cultura indígena. Através de diferentes visões e vivencias profissionais, o público poderá compreender ainda mais sobre o espaço, além se enriquecer com informações que constroem nossa história.

A saber, A Liga é um coletivo de pessoas que desejam inovar. Afinal, lançaram a primeira pré-campanha para um mandato coletivo na cidade do Rio de Janeiro para as eleições de vereadores. O grupo está unido pelo propósito de mudar a cidade carioca.

Aldeia Maracanã em debateInclusive, saiba mais sobre os participantes:

Carlos Doethiró Tucano, ex-cacique da Aldeia Maracanã e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas.

Igor de Vetyemy é Arquiteto e Urbanista, Professor e pesquisador. Atual presidente do IAB-RJ, foi Diretor da ABEA e do Instituto Niemeyer. Além disso, foi professor da FAU/UFRJ e atualmente leciona no Máster do IED e nos cursos de graduação e pós graduação da UNESA e da UVA, onde coordena a pós-graduação em indústria criativa.

Marize Vieira-Pará Rete, professora de História, doutoranda em Educação pela UFF. Presidente da AIAM e Coordenadora do ISPO-Aldeia Jacutinga. Conselheira do CEDIND.

Serviço:

Data: 27 de agosto de 2020, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Facebook da Liga @aligario2020

Enfim, se liga na conversa que tivemos com Janaína Bemvindo, integrante do coletivo:

Ademais, leia mais:

Além disso, conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Professor André Tenório lança livro de filosofia e português
Afinal, conheça Pedro Gerolimich, que luta para democratizar a leitura

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências