Crítica
Angola Janga | Conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Publicado
3 anos atrásem

Os perseguidos fogem, se organizam e lutam por suas vidas – e pela liberdade. Já ouviu falar no Quilombo dos Palmares? Ou Zumbi dos Palmares? Claro, não é? Angola Janga é um romance gráfico feito por Marcelo D’Salete, professor, historiador, ilustrador. Inclusive, é resultado de 11 anos de pesquisas.
É interessante acompanhar esse resgate histórico através de 432 páginas com muita ação e emoção. Angola Janga significa “pequena Angola”, mais conhecida como Palmares. Aliás, a capital de Angola Janga, Macaco, chegou a ter uma população tão grande quanto de outras grandes cidades brasileiras na época. No decorrer da HQ, conhecemos um pouco mais de Zumbi, um ser humano que virou lenda e acabou inspirando a criação do Dia da Consciência Negra.
O SER HUMANO ZUMBI DOS PALMARES
Nesse romance gráfico, o ser humano Zumbi (1655-1695) não é um mito, mas alguém com suas falhas e personalidade próprias, assim como Ganga Zumba (1630-1678). Líderes com ideais distintos, mas um objetivo em comum: proteger seu povo. O estilo da arte me lembrou um pouco Frank Miller. Bons jogos de sombras, um clima de suspense, uma partida de xadrez com muitos personagens defendendo seus próprios pontos de vista. A crueldade humana se faz presente, assim como algumas nuances de religiosidade e diversidade de fés, de Cristo a Ananse Ntontan (a teia da aranha, símbolo Adinkra de origem Asante, de Gana) passando por Anguêri (entidade de origem guarani).

LEITURA INSTIGANTE
A leitura é daquelas que não dá vontade de parar, mas, ao mesmo tempo, pede algumas pausas. O romance é longo, atrativo, com muitas cenas requisitando momentos de reflexão. Adquiri um exemplar de Angola Janga na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), neste ano de 2019. Presenciei uma mesa de conversas em uma das casas da festa, onde pude ver e ouvir Marcelo D’Salete falar sobre o trabalho que teve, como o fato de ter feito pesquisa iconográfica de retratos feitos por Albert Eckhout (1610-1665) e Frans Post (1612-1680), os quais passaram pela região no século XVII. Marcelo falou um pouco sobre a dificuldade de ser quadrinista no Brasil, como é uma arte subestimada e pouco valorizada. Contudo, indubitavelmente, é maravilhosa, única e abrangente.
Ademais, leia mais:
Isto é um Negro | CRÍTICA
Coletivo Pretas Ruas busca por oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade
Ana Catão do Cosmogonia Africana| “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Você pode gostar
‘Conecte-se com o Sagrado’ mostra do artista plástico Ed Ribeiro no Centro Cultural Correios RJ
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
Literatura infantojuvenil que aborda temas importantes de forma lúdica | Confira
José Araújo lança clipe de ‘Ciranda’, filmado no Quilombo Cafundá Astrogilda
Entra na Roda | Saiba como se inscrever em projeto encabeçado por IZA, IDBR e Pretahub
‘Contos de Axé’ faz viajar e aprender junto com os Orixás
22 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente
Publicado
3 dias atrásem
24 de março de 2023
Na última quinta-feira (23), fomos convidados para o evento de lançamento do curta-metragem Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas | com Cida Bento e Daniel Munduruku. Aconteceu no Museu da República, no Rio de Janeiro.
Após a exibição um relevante debate ocorreu. Com mediação de Thales Vieira, estiveram presentes Raika Moisés, gestora de divulgação científica do Instituto Serrapilheira; Luiz Augusto Campos, professor de Sociologia da UERJ e Carol Canegal, coordenadora de pesquisas no Observatório da Branquitude. Ynaê Lopes dos Santos e outros que estavam na plateia também acrescentaram reflexões sobre epistemicídio.
Futura série?
O filme é belo e necessário e mereceria virar uma série. A direção de Fábio Gregório é sensível, cria uma aura de terror, utilizando o cenário, e ao mesmo tempo de força, pelos personagens que se encontram e são iluminados como verdadeiros baluartes de um saber ancestral. Além disso, a direção de fotografia de Yago Nauan favorece a imponência daqueles sábios.
O roteiro de Aline Vieira, com argumento de Thales Vieira, é o fio condutor para os protagonistas brilharem. Cida Bento e Daniel Munduruku, uma mulher negra e um homem indígena, dialogam sobre o não-pertencimento naquele lugar, o prédio da São Francisco, Faculdade de Direito da USP. Um lugar opressor para negros, pobres e indígenas.
Jacinta
As falas de ambos são cheias de sabedoria e realidade, e é tudo verdade. Jacinta Maria de Santana, mulher negra que teve seu corpo embalsamado, exposto como curiosidade científica e usado em trotes estudantis no Largo São Francisco, é um dos exemplos citados. Obra de Amâncio de Carvalho, responsável por colocar o corpo ali e que é nome de rua e de uma sala na USP.
Aliás, esse filme vem de uma nova geração de conteúdo audiovisual voltado para um combate antirracista. É o tipo de trabalho para ser mostrado em escolas, como, por exemplo, o filme Rio, Negro.
Por fim, a parceria entre Alma Preta e o Observatório da Branquitude resultaram em uma obra pontual para o entendimento e a mudança da cultura brasileira.
Em seguida, assista Nenhum saber para trás:
Por último, leia mais:
Fé e Fúria | Documentário inédito estreia no Canal Brasil no novo Dia Nacional do Candomblé
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Oggi Pizza Napoletana | Conheça a nova pizzaria da Tijuca

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Cultura


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle
Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Gastronomia1 semana atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música1 semana atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema4 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: Educação emancipadora? | Veja o documentário "Escolarizando o Mundo"
Pingback: Alma Artificial | Antologia de ficção científica ganha campanha
Pingback: Pedro Gerolimich luta para democratizar a leitura | "A gente quer oferecer uma possibilidade diferente"
Pingback: 'Currículo e Diferença na Educação Básica: diálogos nos colégios de aplicação' é obra política que fala da cultura escolar
Pingback: Leandro Assis, de a "Confinada" e "Os Santos", fala da alta sociedade baixa nas redes sociais
Pingback: Maldatesta apresenta obras de José Alves Paiva | Exposição
Pingback: Coletivo A Liga promove debate sobre a Aldeia Maracanã
Pingback: Oloture Por uma vida melhor | Quando uma jornalista vira garota de programa
Pingback: Danielle Bastos Lopes entrevista Edson Krenak sobre Literatura e Metodologias Indígenas
Pingback: Copa das Aldeias de Free Fire terá transmissão na Nimo TV
Pingback: Tudo Bem No Natal Que Vem | Com Leandro Hassum, filme ocupa o 1º lugar na Netflix
Pingback: Tudo bem não ser igual | Pesquisadora das Infâncias explora a diversidade em livro
Pingback: Pequenos Escritos de Um Andarahy Grande | Livro traz memórias de um bairro especial
Pingback: Conheça 4 livros infantis sobre diversidade
Pingback: Policia e Ladrão | Netflix apresenta obra-prima curta contra o racismo
Pingback: Me Liga Na Lata | Série documental mostra a cultura das crianças de várias regiões do Brasil
Pingback: Corvo-Correio | Livro infantil traz mensagem contra o racismo
Pingback: IMS lança podcast sobre o Parque Indígena do Xingu, que completa 60 anos
Pingback: Ciclo 1922 Modernismos em debate | Encontro online analisa a produção artística indígena
Pingback: A Última Floresta | Filme que retrata povo Yanomami estreia nos cinemas
Pingback: Os Pássaros de Massachusetts | Longa gaúcho está na Amazon Prime Video
Pingback: Palmares | Livro traz histórias de autores negros brasileiros que se passam no famoso Quilombo