Monday, September 21, 2020

André Tenório facilita a filosofia Falando em Português

André Tenório é professor de Filosofia. Escreveu o livro Falando em Português – A Filosofia na Linguagem da Gente. A princípio, essa obra literária busca aproximar a filosofia do leitor,  facilitando, de certa forma, a linguagem filosófica, contudo, sem subestimar ou banalizar. Utiliza com eficiência diversas canções brasileiras para exemplificar temas e grandes filósofos.

Tenório dá aulas no ensino médio desde o ano 2000 e acabou conhecendo realidades distintas dentre as escolas públicas e particulares nas quais trabalha. Entre elas, a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da rede FAETEC. A partir desse aprendizado criou um livro que preza por ser didático e corajoso, até mesmo “abusado”, como disse o próprio André Tenório.

Afinal, realmente o livro é saboroso e não procura somente traduzir o que os filósofos disseram. Traz interpretações e objetividade, ao mesmo tempo em que conecta os ensinamentos com a música popular brasileira. Inclusive, apresenta muitas reflexões sobre o surgimento da filosofia.

A saber, esse professor assumiu como bandeira tornar a filosofia popular e acessível, fortalecendo a arte e criticando a má qualidade da cultura de massa. Ele acredita que a arte pode ser, em paralelo, divertida e esclarecedora. Martin Heidegger dizia que só era possível filosofar em grego e alemão. André Tenório discorda e fala em português.

LEIA MAIS:

Marcelo Monteiro | “Cosmogonia resgata e desperta a consciência do povo negro”
João Raphael fala sobre consciência negra, sociologia, educação e arte
A gastronomia africana de Dandara Batista, Afro Gourmet e o feminismo negro

 

Créditos do PodCast Vivente Andante:

Apresentação e roteiro: Alvaro Tallarico /// Edição: Rico Moraes /// Música de abertura e fechamento: 2 na praça – Da Praça /// Siga @viventeandante nas redes sociais

Escreve o que achou!