Conecte-se conosco

Cultura

André Tenório facilita a filosofia Falando em Português

Publicado

em

André Tenório, professor de Filosofia

André Tenório é professor de Filosofia. Escreveu o livro Falando em Português – A Filosofia na Linguagem da Gente. A princípio, essa obra literária busca aproximar a filosofia do leitor,  facilitando, de certa forma, a linguagem filosófica, contudo, sem subestimar ou banalizar. Utiliza com eficiência diversas canções brasileiras para exemplificar temas e grandes filósofos.

Tenório dá aulas no ensino médio desde o ano 2000 e acabou conhecendo realidades distintas dentre as escolas públicas e particulares nas quais trabalha. Entre elas, a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da rede FAETEC. A partir desse aprendizado criou um livro que preza por ser didático e corajoso, até mesmo “abusado”, como disse o próprio André Tenório.

Afinal, realmente o livro é saboroso e não procura somente traduzir o que os filósofos disseram. Traz interpretações e objetividade, ao mesmo tempo em que conecta os ensinamentos com a música popular brasileira. Inclusive, apresenta muitas reflexões sobre o surgimento da filosofia.

A saber, esse professor assumiu como bandeira tornar a filosofia popular e acessível, fortalecendo a arte e criticando a má qualidade da cultura de massa. Ele acredita que a arte pode ser, em paralelo, divertida e esclarecedora. Martin Heidegger dizia que só era possível filosofar em grego e alemão. André Tenório discorda e fala em português.

LEIA MAIS:

Marcelo Monteiro | “Cosmogonia resgata e desperta a consciência do povo negro”
João Raphael fala sobre consciência negra, sociologia, educação e arte
A gastronomia africana de Dandara Batista, Afro Gourmet e o feminismo negro
Créditos do PodCast Vivente Andante:

Apresentação e roteiro: Alvaro Tallarico /// Edição: Rico Moraes /// Música de abertura e fechamento: 2 na praça – Da Praça /// Siga @viventeandante nas redes sociais

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências