Cultura
A gastronomia africana de Dandara Batista, Afro Gourmet e o feminismo negro
Publicado
3 anos atrásem

Dandara Batista, jornalista, apresentadora de televisão, chef de cozinha. A artista da gastronomia se uniu com empreendedores focados na linha africana e começou o projeto Afro Gourmet que acabou virando um restaurante em 2018, no bairro do Grajáu, no Rio de Janeiro.
Dandara é uma mochileira dos países da África em sua busca por temperos e frutas. Inclusive, já passou por Angola, São Tomé e Príncipe, e tem muitos outros planos, como Cabo Verde. E que papo é esse que alguns tentam inventar que a feijoada não tem origem africana? Polêmica no ar. Comenta sobre as pautas específicas do feminismo negro e as dificuldades no Brasil. Nessa entrevista, ela fala sobre o racismo contra a comida de raiz africana e a participação em um reality show de gastronomia.
Dandara define seu trabalho como gastronomia de resistência, uma forma de resgatar e se conectar com sua ancestralidade. Normalmente, brasileiros de origem portuguesa ou italiana conhecem melhor as suas raízes e de onde vieram suas famílias. Contudo, isso dificilmente acontece com os negros. A partir disso, procura essa conexão com a ancestralidade e a memória afetiva através da gastronomia.
Afro Gourmet, culinária africana no Rio de Janeiro
A princípio, o Afro Gourmet é um dos primeiros restaurantes de comida africana no Rio de Janeiro. Vatapá, Caruru, Acarajé, e outros pratos, como a Cachupa, caldo tradicional de Cabo Verde que mescla vários tipos de feijões, milho branco e carne de porco.
Ainda por cima, o restaurante também apresenta opções veganas, como um arroz cremoso feito com leite de coco e o Ngombe, que começou a ser feito no Dia da Consciência Negra. A saber, é um nhoque de banana-da-terra frito com molho de tomate e cogumelo, diretamente da culinária do Congo.
Aliás, as entradas também variam, tem dia que tem sarapatéu, comida típica nordestina; caldo de sururu, puxando da Bahia novamente, e tantas outras. Para beber, escolhi um suco de abacaxi, da fruta mesmo, feito na hora. Dandara explicou que sempre tentam utilizar frutas da época, em especial as nordestinas, como carambola e graviola. Enquanto bebia e me deliciava com a espumosidade, percebi com mais atenção o desenho que tem logo na entrada do restaurante, inspirado em uma foto tirada pela própria chef Dandara Batista quando foi visitar a Angola. É a árvore imbondeiro, essa, especificamente, fica em frente ao Museu da Escravatura. Aliás, é uma árvore típica africana encontrada nas savanas quentes e secas da África subsariana, mas que também aparece em zonas de cultivo e áreas povoadas. Tudo a ver com a proposta do restaurante.
Atualizado em 13/11/2020
Veja essas agora 🙂
Afro Gourmet encanta com Moqueca de Banana
João Raphael fala sobre consciência negra, sociologia, educação e arte
Restaurante Vegano da Tijuca tem bom preço
Apresentação e roteiro: Alvaro Tallarico / Gravado na Pato Rouco Records / Gravação de som: Rico Moraes / Edição de vídeo: Fachal Júnior // Siga @viventeandante nas redes sociais
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Você pode gostar
‘Conecte-se com o Sagrado’ mostra do artista plástico Ed Ribeiro no Centro Cultural Correios RJ
José Araújo lança clipe de ‘Ciranda’, filmado no Quilombo Cafundá Astrogilda
Entra na Roda | Saiba como se inscrever em projeto encabeçado por IZA, IDBR e Pretahub
‘Contos de Axé’ faz viajar e aprender junto com os Orixás
Crítica | ‘Elegbará’ é um espetáculo que bebe do imprevisível
Nunca mais serei a mesma | Sobre violência de gênero em países latinos
14 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.
Publicado
2 dias atrásem
24 de março de 2023Por
Rodrigo Adami
Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.
Cidade Invisível T2 – Netflix
A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.
O Agente Noturno T1 – Netflix
Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.
Perfect Adition – Prime Video
Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).
Ringo: Glória e Morte T1 – Star+
Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.
Amor nas Alturas T1 – Star+
Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.
Superman e Lois T3 – HBO Max
Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.
Origem T1 – Globoplay
A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.
Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.
Por último, leia mais:
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Oggi Pizza Napoletana | Conheça a nova pizzaria da Tijuca

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Cultura


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle
Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Gastronomia1 semana atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música1 semana atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema4 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: Conheça 5 álbuns de Cabo Verde
Pingback: Zezé Burguer | Da depressão ao sucesso
Pingback: Travessias do Amanaã | As jornadas de seis escritoras negras
Pingback: Muato homenageia Nelson Mandela com show online interativo
Pingback: Projeto Lélia Gonzalez Vive lança Amefricanifesto no Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha
Pingback: Zezé Motta - Mulher Negra | Especial vai celebrar Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha
Pingback: Projeto Odara realiza show beneficente pela ONG Pretas Ruas
Pingback: 1ª Festa da Palavra acontece on-line e gratuita com direção artística de Elisa Lucinda
Pingback: Victor Sávios e Filhos do Síndico realizam tributo ao Tim Maia no Imperator
Pingback: Flipoços 2021 | Live sobre lendas africanas conta com importantes cordelistas brasileiros
Pingback: Cursos gratuitos estão disponíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade
Pingback: Awari promove cinco cursos online, gratuitos e com certificado
Pingback: Senti na Pele | Relatos de quem enfrentou o racismo chegam aos ouvidos dos brasileiros
Pingback: Rap e liberdade de expressão são tema de debate entre representantes do Brasil e do continente africano