Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Defaunação.
Música

Artistas se unem pela fauna silvestre brasileira

Por
Redação
Última Atualização 18 de julho de 2024
4 Min Leitura
Share
Foto: Estúdio Bijari.
SHARE

Para dar visibilidade a fauna silvestre brasileira, essas vítimas invisíveis, e sensibilizar o público, por meio da arte, a Proteção Animal Mundial, idealizou a música “Defaunação”. O termo alerta sobre a ação humana de forma intensa e constante nos biomas. Além disso, impacta diretamente a vida silvestre, com videoclipe dirigido pelo Estúdio Bijari.

Os cinco versos, cantados por Ney Matogrosso, Zahy Tentehar, Frejat, Letrux e Mahmundi, chamam a atenção sobre os riscos provocados pela agropecuária industrial. A atividade causa imenso sofrimento também em animais de fazenda, como bovinos, aves e porcos. Nesse caso, os animais são criados como meras mercadorias, e não como seres vivos. A música lembra ainda que os animais são sencientes. Ou seja, que assim como os seres humanos são capazes de sentir emoções complexas como medo, dor ou alegria.

Dor animal

A percepção do sofrimento dos animais silvestres é que motivou o cantor Ney Matogrosso a se tornar um ativista em defesa dos animais.

“Eu era adolescente e estava na fazenda do meu avô e eu fui acompanhar um grupo que saiu para caçar porque era algo considerado normal, caçar para comer. Mas os homens atiraram num bando de macacos e eu vi as mães tentando proteger os filhotes. Balearam também um gavião e eu fui acudir o animal, que estava com tanta dor que cravou a garra na minha mão e eu não tive coragem de tirar. Naquele momento eu entendi tudo”.

A coordenadora de Vida Silvestre na Proteção Animal Mundial, Júlia Trevisan, afirma que a música é especial por apresentar os conceitos de defaunação e refaunação.

“São termos diferentes e distantes do dia a dia, mas extremamente relevantes quando se fala de conservação e restauração ambiental. É importante falar sobre a defaunação que estamos vivenciando e que silenciosamente está matando quem habita a floresta. Da mesma forma que é importante promover a refaunação, que significa a reintrodução ou a volta de espécies da fauna para seus habitats naturais. Precisamos conhecer esses termos para entender a importância da fauna silvestre e como nossas florestas dependem dos animais para se manter saudáveis e prosperar. E, nada melhor do que artistas com grande alcance para levar essa mensagem para o público”, avalia.

Para acompanhar o lançamento da música, visite o site e siga as redes sociais da Proteção Animal Mundial. Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), TikTok e LinkedIn.

Sobre a Amazônia Legal

O desmatamento na Amazônia Legal, Cerrado e Pantanal alcançou 21.000 km2 – o equivalente a 14 vezes a cidade de São Paulo – segundo dados do PRODES 2023, programa desenvolvido e operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os números sobre focos de incêndio e quantidade de hectares atingidos, muitas vezes, desviam a atenção sobre os maiores impactados, conhecidos também como vítimas invisíveis: os animais silvestres. Cada habitat devastado contém histórias de centenas de espécies – a exemplo da onça-pintada, anta, tamanduá-bandeira, lobo-guará, queixada, tatu-bola, jacaré, tuiuiú, arara, zogue-zogue, entre outros – que perdem o lar ou a vida. Os que se aventuram em busca de um novo território com oferta de água, comida e abrigo correm ainda o risco de atropelamento. A cada segundo, estima-se que 17 animais silvestres morrem nas estradas brasileiras, um total de quase meio bilhão ao ano.

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Ponciá Vivêncio’, de Conceição Evaristo, ganha adaptação teatral

Roda da Paz agita o Rio Scenarium

Regina Souza lança ‘Quero andar com você’, em parceria com Zeca Baleiro

Tags:FrejatletruxmahmundimúsicaNey MatogrossoZahy Tentehar
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Na foto Iza está nua de cabelos longos vermelhos em cima de um tipo de pedra vermelha. crítica afrodhit iza está no Rock The Mountain
Cinema e StreamingMúsica

Iza retorna como Nala em ‘Mufasa: O Rei Leão’ e faz homenagem emocionante à filha

Redação
2 Min Leitura
Iza e Fé em foto de Guilherme Nabhan
CríticaMúsicaNotícias

Opinião | A Fé potente de IZA

Alvaro Tallarico
3 Min Leitura
curso de Canto Afro-Brasileiro
CulturaEventosMúsica

Verônica Kimura lança Curso Online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro

Redação
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?