Conecte-se conosco

Cinema

Aula de jornalismo gratuita: Chris Fuscaldo e Ricardo Schott no Rock Horror Film Festival

Publicado

em

Os jornalistas Chris Fuscaldo e Ricardo Schott no Rock Horror in Rio Festival

Nesse domingo (01/12) pela manhã, os jornalistas Ricardo Schott e Chris Fuscaldo apresentaram uma aula de jornalismo cultural através de um painel sobre dois marcantes Josés brasileiros: Zé Ramalho e Zé do Caixão. Foi na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema (RJ), durante o terceiro dia do Rock Horror in Rio Festival, criado e organizado pela Chrys Rochat.

Chris Fuscaldo, que vem trabalhando em uma biografia do Zé Ramalho, contou um pouco sobre a vida desse grande artista brasileiro. Por exemplo, falou sobre a infância dele, quando se encantou com um cego cantador em uma feira nordestina. A saber, Zé nasceu no sertão da Paraíba e perdeu o pai por volta dos 3 anos de idade. Ainda criança, saiu de Campina Grande e foi para João Pessoa, onde começou a montar suas primeiras bandas de rock. Porém, foi ao ouvir Renato e seus Blue Caps, Roberto Carlos e a Jovem Guarda que se apaixonou.

Por outro lado, Ricardo Schott, trouxe um pouco da vida de Zé do Caixão, ou, como é conhecido fora do Brasil, Coffin Joe, e diversas outras curiosidades. Aliás, comentou que Zé Ramalho pode ser considerado um Bob Dylan tupiniquim. Além disso, falou sobre o site de jornalismo cultural Pop Fantasma e suas nuances diferenciadas.

A interação entre a dupla de jornalistas – que se conheceu em 2005, durante um show de Sandy e Júnior – era didática e irreverente ao mesmo tempo. Em suma, uma aula recheada por contos e causos, como a situação onde Zé Ramalho quis de qualquer forma Zé do Caixão na capa do seu disco. A arte do vinil ainda contou com a participação de Hélio Oiticica e uma foto na Feira Nordestina de São Cristóvão no Rio de Janeiro.

A Peleja do Diabo com O Dono do Céu no Rock Horror in Rio Festival em painel gratuito com Chris Fuscaldo e Ricardo Schott. No Vivente Andante por Alvaro Tallarico.
A Peleja do Diabo com O Dono do Céu: Chris Fuscaldo aponta Hélio Oiticica
Amigo José

Os jornalistas traçaram os paralelos e discorreram sobre a amizade entre esses dois ícones culturais brasileiros. Inclusive, mostraram o vídeo da década de 80, onde Zé do Caixão teve suas famosas unhas cortadas. Foi no programa de televisão Viva a Noite apresentado por Gugu Liberato.

Lembraram Amelinha, de “Frevo-Mulher”, que foi esposa de Zé Ramalho, e hoje vive em Niterói. Chris e Ricardo ainda responderam perguntas sobre as dificuldades e alegrias do jornalismo cultural, fornecendo uma inestimável aula para os presentes.

Os jornalistas Chris Fuscaldo e Ricardo Schott no Rock Horror in Rio Festival na Laura Alvim
O vinil raro de Zé Ramalho: Pra Não Dizer Que Não Falei Do Rock

Enfim, como jornalista e espectador, deliciei-me com o painel, em verdade, uma Masterclass. Ricardo Schott além de trabalhar no jornal O DIA,  é radialista, editor e principal colaborador do https://popfantasma.com.br/, sobre cultura pop marginal, com a ideia de falar sobre gente não tão conhecida e explorar isso, assim como causos diversos. Chris Fuscaldo, escritora, cantautora, pesquisadora musical, jornalista e blogueira, escreveu um livro sobre Mutantes e outro sobre Legião Urbana, saiba mais sobre ela no site: http://chrisfuscaldo.com.br/.

Viva mais:

Bia Sion – A Bruxa ZZ do Gloob que encanta com seu canto
João Raphael fala sobre consciência negra, sociologia, educação e arte
Juliana Linhares do Pietá fala sobre arte – e Witzel

Cinema

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Zack Snyder e elenco de Rebel Moon levam Palco Thunder à loucura na CCXP23.

Publicado

em

Em uma noite que entrará para a história da CCXP, a Netflix e Zack Snyder apresentaram pela primeira vez para o público, na sexta (1), o universo de Rebel Moon, nova aventura épica do diretor. Além de Snyder, que fez sua grande estreia na CCXP, o elenco do filme e os produtores Deborah Snyder, Eric Newmann e Wes Coller também participaram do painel no Palco Thunder, nesta sexta (1), onde aconteceu a primeira exibição mundial de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, que estreia no dia 22 de dezembro na Netflix.

O aguardado painel, que contou com a apresentação de Carol Moreira e João Luis Pedrosa, começou com a invasão do temido Mundo-Mãe. Soldados dominaram o palco e, em seguida, a audiência foi transportada direto para os planetas e luas da saga, como Veldt e Neu-Wodi, além de descobrirem as criaturas e novos heróis do universo Rebel Moon! Snyder, os produtores e elenco, formado por Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Staz Nair e E. Duffy, receberam muitos aplausos dos fãs brasileiros a cada interação dos atores. Para o delírio do público, Charlie Hunnam exibiu a camiseta do Brasil por baixo do figurino, Ed Skrein fez uma entrada triunfal ao lado de soldados do Mundo-Mãe, enquanto Staz Nair surpreendeu o público ao mandar ver no português, com direito a um “obrigado, família!”.

Exclusividade para o Brasil

Snyder, junto do elenco e demais produtores, compartilhou detalhes exclusivos sobre os personagens e as experiências de gravação no set de filmagem. Em um momento emocionante de celebração dos fãs, seis sortudos da plateia puderam fazer suas perguntas diretamente para os atores. “Para mim, escalar o elenco é uma parte muito importante de fazer um filme. Eu tinha ideias muito específicas do que queria para os personagens. É uma honra e um privilégio incrível trabalhar com esses atores”, comentou Snyder, enquanto Sofia celebrou sua protagonista “badass”. 

No auge do painel, a exibição na íntegra de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, no telão do Thunder, se materializou em um espetáculo visual repleto de ação e efeitos especiais que deixou a audiência em êxtase. “Rebel Moon é uma carta de amor para a ficção científica”, anunciou o diretor sob uma salva de palmas.

Mais surpresas

E não parou por aí. Ao final da sessão, o público (e o elenco!) se surpreenderam com um teaser inédito da Parte 2 do filme, também exibido pela primeira vez no Brasil. Com isso, a expectativa foi lá no alto para a estreia de Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes. A parte 2 chega na Netflix em 19 de abril de 2024.

Vale lembrar que o público da CCXP tem até domingo (3) para explorar o universo Rebel Moon através de experiências imersivas exclusivas. Réplicas hiperrealistas, interações com criaturas do filme, visitas ao bar de Providence e a oportunidade única de estrelar Rebel Moon em um trailer personalizado. Essas são apenas algumas das experiências que aguardam os fãs nos próximos dias. Chega mais, o futuro pertence aos rebeldes.

Por fim, leia mais:

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências