Banda da Rua do Mercado se apresenta nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (20), a tradicional Banda da Rua do Mercado se apresenta no Centro do Rio de Janeiro a partir das 17 horas. A Banda foi fundada em 1998 por jornalistas, operadores do mercado financeiro, comerciantes, profissionais liberais, estudantes e trabalhadores do Centro do Rio, além de frequentadores da região em torno da Praça XV e do Arco do Teles.

Certamente, o carnaval é uma grande paixão de grande parte dos brasileiros. É reconhecidamente a maior festa popular do mundo. Portanto, foi criado um evento popular que já faz parte do calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro; a Banda da Rua do Mercado, um bloco carnavalesco que valoriza a cultura popular. Aliás, um de seus fundadores e maiores incentivadores foi Albino Pinheiro, também fundador da Banda de Ipanema, que junto com a Velha Guarda da Mangueira foram os padrinhos da Banda.

A saber, a Banda foi uma das precursoras da retomada do grande carnaval de rua, folia característica do Rio de Janeiro, que nos últimos anos tornou-se mundialmente conhecida por arrastar multidões pelas ruas do Rio. A Banda da Rua do Mercado tem um perfil bem familiar. Seu único desfile é sempre na última quinta-feira antes do carnaval.

21 anos de folia

Desde então, nestes quase 21 anos de existência, a Banda da Rua do Mercado já homenageou grandes personagens da história cultural do Rio de Janeiro: sambistas, escritores, jornalistas, radialistas entre outros, como Garrincha, Lamartine Babo, o historiador Ricardo Cravo Albin, o radialista Rubem Confete, Ruy Castro – escritor, Haroldo Costa – produtor cultural, Bira Presidente (do Cacique de Ramos), o maestro Quintanilha do Cordão do Bola Preta.

Além disso, teve o jornalista Ancelmo Gois, colunista de O Globo e grande incentivador do carnaval carioca. Também o querido Martinho da Vila, um dos mais importantes sambistas do país; Tia Surica, pastora portelense e primeira mulher homenageada pela Banda, nosso companheiro desde a fundação da Banda, Guilherme Nunes Ferreira, ex-presidente e diretor, que nos deixou prematuramente. Ainda por cima, Nei Lopes do Salgueiro, poeta do povo, sambista, compositor, escritor, historiador e figura marcante na cultura popular do Rio de Janeiro. Posteriormente, o sambista Moacyr Luz, cantor, compositor e grande incentivador do samba de raiz, a jornalista e sambista Flávia Oliveira, colunista de O Globo, comentarista da Tv Globo News e da rádio CBN, além de passista da Beija Flor e defensora da cultura negra.

Antônio Carlos é o homenageado de 2020

Enfim, neste carnaval de 2020, a Banda da Rua do Mercado homenageia o radialista e comunicador Antônio Carlos, da Super Rádio Tupi. Conhecido por ser um apresentador que é a voz do povo e divulgador da cultura. Inclusive, os homenageados têm suas caricaturas estampadas nas camisas da Banda, retratados pelos mais importantes desenhistas do país, como Miguel Paiva, Arueira, André Torres, e outros.

Serviço:

Dia: Quinta-feira, 20/02/2020

Horário: 17 horas

Local da concentração: Rua do Mercado (em frente ao prédio da Bolsa do Rio)

Escreve o que achou!