Estandes interativos, lançamentos aguardados e discussões sobre representatividade e saúde emocional marcam programação intensa do evento
A Bienal do Livro Rio 2025 segue surpreendendo o público com uma programação marcada por experiências imersivas, lançamentos impactantes e encontros com grandes nomes da literatura e da comunicação. No sábado, 18 de junho, o destaque ficou por conta do estande do Skeelo, maior plataforma de leitura digital do país, que promoveu bate-papos com autores como Ana Paula Araújo e Clara Alves, além de ações interativas e distribuição de brindes.
Localizado nos espaços K05/L20 e J17/K18, o estande ofereceu debates sobre temas urgentes como representatividade feminina, jornalismo e diversidade, com mediação de Patrick Torres, Rodrigo de Lorenzi e Tatiany Leite. A jornalista Ana Paula Araújo falou sobre sua obra “Abuso – A cultura do estupro no Brasil”, enquanto Clara Alves e outros nomes discutiram literatura contemporânea e identidade LGBTQIA+. O público também pôde participar de sessões de autógrafos e aproveitar a estrutura com cabine de fotos, área instagramável e a troca de livros físicos promovida pelo Skoob.
No domingo, dia 19, a emoção vai tomar conta da feira com a apresentação da Escola de Samba Mirim Aprendizes dos Acadêmicos do Salgueiro, celebrando o lançamento do livro “A Menina que Queria Rodar a Baiana”. Escrito por Tiago Freitas e ilustrado por Orádia Porciúncula, a obra apresenta a pequena Rafinha, encantada pela ancestralidade e musicalidade do universo das escolas de samba. A apresentação terá início às 17h30, partindo da entrada principal da Bienal, com destino ao estande da Cortez Editora (Pavilhão 4 – R29/S30), onde haverá sessão de autógrafos.
Outro destaque da programação é o lançamento do livro “Entrevista com a Solidão”, do psicólogo e influenciador digital Marcos Lacerda. Com mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, Lacerda propõe uma reflexão sobre como transformar momentos solitários em oportunidades de autoconhecimento e saúde mental. A obra oferece ainda exercícios práticos e estratégias para lidar com a solidão em tempos de hiperconectividade.
Na segunda-feira (20), o escritor Pedro Bandeira marca presença na Bienal do Livro para celebrar os 40 anos de sua obra clássica “A Droga da Obediência”, que será adaptada para o cinema. O painel “Encontro de Gerações” contará com a presença do autor e de representantes da equipe de produção do filme, que promete levar a história do grupo Os Karas para uma nova geração nas telonas.
A literatura cristã também ganha espaço na Bienal do Livro com o lançamento do livro “Redimidas”, escrito pelas autoras Arlene Diniz, Queren Ane, Thaís Oliveira e Maria A. Martin. A obra reimagina vilãs clássicas como a Rainha de Copas e Úrsula em jornadas de redenção e fé. O bate-papo e sessão de autógrafos ocorrem no dia 21 de junho, às 17h, no estande da Mundo Cristão (Rua D47/E48 do Pavilhão 2).
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
Serviço – Bienal do Livro Rio 2025
Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Até 23 de junho de 2025
Ingressos à venda no site oficial da Bienal



