Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
nomades digitais no brasil
Turismo

Brasil quer virar o “escritório dos sonhos” dos nômades digitais; entenda

Campanha internacional da Embratur e TikTok apresenta o Brasil como destino ideal para nômades digitais, unindo conectividade, cultura e qualidade de vida

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 20 de outubro de 2025
4 Min Leitura
Share
Cristo Redentor abençoa os nômades digitais (foto: Alvaro Tallarico)
SHARE

O Brasil quer ser mais que um destino de férias. Quer ser um endereço de vida. Pensando nisso, a Embratur lançou a campanha internacional “Brasil, seu escritório dos sonhos. Venha trabalhar e viver intensamente”, em parceria com o TikTok, mirando um público em plena expansão: os nômades digitais, profissionais que trabalham de forma remota e vivem temporariamente em diferentes países.

A ação será veiculada nos Estados Unidos, México, Espanha e Reino Unido, com influenciadores internacionais mostrando suas experiências no país. Mais do que belas paisagens, a campanha destaca o que o Brasil tem de melhor: diversidade, hospitalidade e uma infraestrutura cada vez mais conectada.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o objetivo é posicionar o país como um destino global para trabalho remoto e os nômades digitais.

“Os nômades digitais representam um público exigente, conectado e de alto impacto econômico. Queremos mostrar que o Brasil reúne todos os ingredientes para se tornar um dos destinos preferidos desse movimento”, afirma.

A campanha também reforça o programa Feel Brasil, uma parceria entre Embratur e Sebrae que promove experiências turísticas autênticas e sustentáveis, valorizando pequenos negócios e comunidades locais.

Comer rezar amar. Fórmula 1.
Pôr do sol em Búzios (foto: Alvaro Tallarico)

Onde o Wi-Fi encontra a alma brasileira

Cidades como Florianópolis (SC), Brasília (DF), Pipa (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) já figuram entre os destinos preferidos por nômades digitais. A capital catarinense, por exemplo, foi eleita pela Remote Year como a melhor cidade do mundo para o trabalho remoto. Já Brasília ganhou destaque internacional pelo equilíbrio entre conectividade e qualidade de vida.

O Nordeste também vem conquistando esse público. Em Pipa (RN), surgiu a primeira vila nômade digital do Brasil, atraindo profissionais da Argentina e da Europa. Locais como Itacaré (BA), Jericoacoara (CE), São Miguel do Gostoso (RN) e Búzios (RJ) combinam natureza, boa comida e aquele “jeitinho brasileiro” de viver bem, ou seja, ingredientes ideais para quem busca inspiração longe do escritório tradicional.

De acordo com a pesquisa The 2025 State of Digital Nomads, o mundo já tem mais de 40 milhões de nômades digitais, número que deve saltar para 60 milhões até 2030. A maioria tem alto poder aquisitivo, formação superior e busca destinos com qualidade de vida, cultura vibrante e boas conexões, tanto de internet quanto humanas.

Com a Resolução Normativa nº 45/2021, estrangeiros podem viver no Brasil por até dois anos, com segurança e acesso a serviços. A Embratur estima aumento de 30% ao ano na emissão de vistos desse tipo e quer colocar o país entre os principais centros do nomadismo digital no mundo.

Afinal, trabalhar de qualquer lugar é um sonho moderno e poucos lugares sonham tão bonito quanto o Brasil. Aqui, o café vem com sorriso, o Wi-Fi chega junto com o pôr do sol e a reunião pode muito bem acontecer diante do mar. Se o mundo está se tornando nômade, o Brasil é o destino que ensina a transformar o trabalho em vida — e a vida em arte de existir.

Leia mais

  • Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o objetivo é posicionar o país como um destino global para trabalho remoto e os nômades digitais.
  • Onde o Wi-Fi encontra a alma brasileira

Tags:brasilBrasíliaBúzioscampanha internacionalEmbraturFeel BrasilFlorianópolisitacaréJericoacoaramarcelo freixonômades digitaisPipario de janeiroSão Miguel do Gostososão paulosebraetiktoktrabalho remototurismoturismo sustentávelvivente andante
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
2 Comentários
  • Pingback: The Gallery: exposição internacional
  • Pingback: Avianca, Azul e LATAM impulsionam turismo e batem recordes no Brasil em 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CulturaNotícias

Curso de Massagem Tântrica no Rio promete reconectar corpo e prazer

Redação
2 Min Leitura
critica o pior vizinho do mundo
Cinema e StreamingSériesTurismo

Confira os filmes e séries mais populares na LATAM

Alvaro Tallarico
5 Min Leitura
PArque indígena do xingu
CulturaNotíciasPodCastTurismo

IMS lança podcast sobre o Parque Indígena do Xingu, que completa 60 anos

Redação
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?