A PAULUS Editora lança a obra em quadrinhos “Carlo Acutis – um santo jovem”, escrito por Camille W. de Prévaux, com tradução de Tiago Risi Leme, ilustrações e cores por Fabrizio Russo e Roberta Pusceddu. A obra integra a coleção “Percursos” e fala de Carlo Acutis ao mostrar os principais acontecimentos da vida do jovem de Deus, da infância à adolescência.
No início do enredo, a ilustração traz o cenário com o acontecimento histórico da transladação das relíquias de Carlo Acutis ao santuário do Despojamento, ocorrido em 6 de abril de 2018, na cidade de Assis, Itália. Diante de uma fila com inúmeras pessoas que acompanham o translado de Acutis, um garoto pergunta à sua mãe o motivo de tanta gente reunida. Logo, a mãe responde ao filho que aquela procissão, com o clero e muitas pessoas reunidas, era em virtude de Carlo Acutis. Dessa forma, a história faz uma viagem ao tempo, retornando ao ano 2000, quando o jovem santo andava pelas ruas de sua cidade.
Derrubava muros
De acordo com a obra, Carlo era um jovem atento às pessoas que estavam ao seu redor: alguém “capaz de derrubar muros”, como afirma o personagem Asra. Esta narração revela os caminhos do menino Acutis no seu cotidiano, passos e atitudes humildes que o elevaram aos altares em 2020, com sua beatificação. Conforme a história, Carlo era alguém que observava e olhava no rosto das pessoas, para ele, as barreiras entre culturas e as condições sociais não existiam, mesmo pertencendo a uma família nobre.
Carlo Acutis nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 3 de maio de 1991, dia da festa da Santa Cruz. Nasceu de uma família de formação cristã católica, era muito comunicativo e acolhedor e sempre se envolvia com os movimentos sociais e religiosos do colégio; era também cuidadoso com os seus amigos e com os mais necessitados. Foi um jovem apaixonado pela Eucaristia e utilizava dos meios digitais para divulgar os milagres eucarísticos ocorridos ao redor do mundo. Segundo sua biografia, ele registrou cerca de 136 milagres eucarísticos que ocorreram ao longo dos séculos em vários países do mundo e que foram reconhecidos pela Igreja Católica. Vítima de uma leucemia, faleceu aos 15 anos de idade, no dia 12 de outubro de 2006.
Foi beatificado em 10 de outubro de 2020 na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, por Dom Agostino Cardeal Vallini. O livro “Carlo Acutis – um santo jovem” é uma publicação que una a roteirista franco-polonesa Camille W. de Prévaux e Fabrizio Russo, ilustrador italiano, além disso, conta com Roberta Pusceddu, colorista.
Ficha Técnica
Título: Carlo Acutis – Um Santo Jovem
Autores: Camille W. de Prévaux / Fabrizio Russo
Coleção: Percursos
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 31,30 x 23,50
Páginas: 48
Área de interesse: Hagiografia