Conecte-se conosco

Notícias

Boca Migotto lança livro sobre cinema gaúcho no 50º Festival de Gramado

Publicado

em

Boca Migotto em foto de Patricia Larentis

O cineasta Boca Migotto apresenta o livro Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos (Ed. Pragmatha, 2022, 521 págs., R$ 78,00), resultado da sua pesquisa de doutorado, defendida em 2021. O primeiro lançamento presencial será durante o 50º Festival de Cinema de Gramado, no dia 13 de agosto, às 16h, na Serra Gaúcha, junto com a obra 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho (ACCIRS) e seguido pela apresentação do Portal do Cinema Gaúcho.

Na próxima quinta-feira, 4 de agosto de 2022, ocorre uma live de lançamento da pré-venda, pela página de Facebook da editora. A partir das 20h, o autor conversa sobre o processo de pesquisa e escrita com Marcelo Müller, professor e crítico de cinema.

A publicação – que deve ter sessões de autógrafos posteriores em Porto Alegre e Interior num futuro próximo – poderá ser adquirida online em pré-venda pelas redes sociais do autor (Facebook e Instagram), com 20% de desconto.

Tese

A obra, em forma de grande ensaio, é uma adaptação simplificada da tese intitulada “A Clube Silêncio e um tal cinema gaúcho de Porto Alegre”, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFRGS. Escrito na Capital Gaúcha, Paris e Bento Gonçalves, entre 2019 e 2022, o livro tem sua versão literária elaborada sem a rigidez acadêmica, focada no cinema urbano feito em Porto Alegre.

Assim, segundo a professora Miriam Rossini, orientadora de Boca no doutorado, acaba por abordar a história da Capital e do cinema, estética, processos de produção audiovisual, memória e narrativa oral: “O autor nos leva a perceber não apenas o cinema com novos olhos, mas também a história da cidade num amplo aspecto de história da cultura”.

Recentemente, o realizador esteve envolvido com as filmagens de A Próxima Estação de Tabajara Ruas, documentário comemorativo aos 80 anos do escritor e cineasta, o qual foi convidado a dirigir e que tem estreia marcada para dia 9 de agosto de 2022, na Cinemateca Paulo Amorim. No ano que vem, Boca Migotto ainda deve lançar o documentário longa-metragem homônimo ao livro, realizado paralelamente à tese e à publicação.

Ficha técnica:

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos

Ensaio do diretor Boca Migotto resultado da pesquisa de doutorado em Comunicação na UFRGS (2021)

Editora: Pragmatha (SP) – 1ª edição

Páginas: 521

Pré-venda com 20% de desconto: R$ 65,00 (+ 13,00 pela taxa de envio)

Chave-PIX: boca.migotto@gmail.com (enviar para este e-mail o comprovante com nome e endereço completos, com CEP)

Mais informações: Facebook e Instagram

Trailer: vimeo.com/734447205

LIVE DE LANÇAMENTO

Bate-papo do autor com o crítico Marcelo Müller, do Papo de Cinema

Data e horário: 4 de agosto de 2022, quinta-feira, às 20h

Canal: Facebook da Editora Pragmatha

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Data e horário: 13 de agosto de 2022, sábado, às 16h

Local: Espaço Elizabeth Rosenfeld – junto à Câmara de Vereadores de Gramado (Rua São Pedro, 369 – Fundos)

Entrada franca

Ademais, veja mais:

‘Silvio e os Outros’ é sobre um demônio real, sedutor e patético
Crítica | De Volta Para Casa (Tornare)
A arte da felicidade | Filme italiano traz sabedoria e espiritualidade nos rumos de um taxista

Notícias

Mostra Petrus Cariry vai até 06 de outubro

Mostra terá masterclass de Silvia Buarque.

Publicado

em

Imagem Mais pesado é o céu.

A Mostra Petrus Cariry: imagem, tempo e poesia ficará na CAIXA Cultural Rio de Janeiro até esta sexta-feira, 06 de outubro. A saber, a temática da Mostra realça o estilo marcante das obras de Petrus Cariry, que combina, de forma engenhosa, tempo e realidade, representando-os de maneira poética. Dessa forma, aborda a dureza da vida de personagens socialmente emblemáticos que traduzem, assim, uma contemporaneidade em transe e, de certo modo, distópica.

O evento de lançamento da Mostra ocorreu no novo cinema da CAIXA Cultural na última sexta-feira (29), com a presença do diretor, de Bárbara Cariry, Silvia Buarque e convidados como Chico Buarque e Walter Lima Jr.

Silvia Buarque e Petrus Cariry
Silvia Buarque e Petrus Cariry no evento de lançamento da Mostra Petrus Cariry na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro na última sexta-feira (29). Foto por Cláudio Andrade.

Programação

Amanhã, quarta-feira, dia 4 de outubro, às 14h, a masterclass sobre produção cinematográfica será com a produtora Bárbara Cariry. Em seguida, serão reexibidos os filmes A Praia do Fim do Mundo, às 16h; e Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois, às 18h.

Na quinta-feira, dia 5, às 14h, a atriz Silvia Buarque vai ministrar a masterclass sobre atuação de cinema e teatro. Silvia vai abordar as diferenças de linguagem entre teatro, cinema e TV. Em seguida, vai bater um papo descontraído sobre curiosidades dos seus 38 anos de profissão. Por fim, serão reexibidos os longas O Barco, às 16h; e O Grão, às 18h.

No último dia, na sexta-feira, dia 6, A Jangada de Welles será reexibido às 14h. Mãe e Filha será exibido em seguida, às 16h. Para o encerramento, Mais Pesado é o Céu, sétimo longa-metragem de Cariry, estará na telona às 18h.

Mais pesado que o céu

Protagonizado por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, a trama acompanha Antônio e Teresa. Eles acolhem uma criança abandonada, iniciam uma jornada pelas estradas e compartilham um passado que está nas memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa.

Silvia Buarque também está no elenco do longa. A atriz já tinha trabalhado duas vezes com Petrus Cariry como diretor de fotografia. Contudo, em “Mais Pesado é o Céu”, foi dirigida por ele pela primeira vez. “Como diretor de fotografia, ele é exigente, caladão e um gênio. Como diretor, ele também tem as mesmas características, mas não é nada caladão. Ele lidera e alegra o set com muita sensibilidade e entusiasmo. Ele me dirigiu com muita precisão e inspiração. Adoro os longas que ele dirigiu e estou sempre pronta para trabalhar com ele”, detalha Silvia.

Álvaro Tallarico, jornalista do Vivente Andante, assistiu ao filme. Para ler a crítica é só clicar aqui.

Mais sobre a Mostra

A Mostra Petrus Cariry: imagem, tempo e poesia é uma experiência estética que retrata um Brasil simbolicamente rico, criativo e cheio de ânimo produtivo, em sua grandeza e diversidade. A entrada é gratuita, sujeita a lotação da sala, com distribuição de senhas 1h antes de cada sessão.

CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Rua do Passeio, 38 – Centro.

Por fim, leia mais:

Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023

Canal Brasil exibe mostra com filmes premiados no Festival do Rio

Festival de Cinema Italiano tem início em novembro

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências