Tuesday, December 6, 2022

Boca Migotto lança livro sobre cinema gaúcho no 50º Festival de Gramado

O cineasta Boca Migotto apresenta o livro Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos (Ed. Pragmatha, 2022, 521 págs., R$ 78,00), resultado da sua pesquisa de doutorado, defendida em 2021. O primeiro lançamento presencial será durante o 50º Festival de Cinema de Gramado, no dia 13 de agosto, às 16h, na Serra Gaúcha, junto com a obra 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho (ACCIRS) e seguido pela apresentação do Portal do Cinema Gaúcho.

Na próxima quinta-feira, 4 de agosto de 2022, ocorre uma live de lançamento da pré-venda, pela página de Facebook da editora. A partir das 20h, o autor conversa sobre o processo de pesquisa e escrita com Marcelo Müller, professor e crítico de cinema.

A publicação – que deve ter sessões de autógrafos posteriores em Porto Alegre e Interior num futuro próximo – poderá ser adquirida online em pré-venda pelas redes sociais do autor (Facebook e Instagram), com 20% de desconto.

Tese

A obra, em forma de grande ensaio, é uma adaptação simplificada da tese intitulada “A Clube Silêncio e um tal cinema gaúcho de Porto Alegre”, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFRGS. Escrito na Capital Gaúcha, Paris e Bento Gonçalves, entre 2019 e 2022, o livro tem sua versão literária elaborada sem a rigidez acadêmica, focada no cinema urbano feito em Porto Alegre.

Assim, segundo a professora Miriam Rossini, orientadora de Boca no doutorado, acaba por abordar a história da Capital e do cinema, estética, processos de produção audiovisual, memória e narrativa oral: “O autor nos leva a perceber não apenas o cinema com novos olhos, mas também a história da cidade num amplo aspecto de história da cultura”.

Recentemente, o realizador esteve envolvido com as filmagens de A Próxima Estação de Tabajara Ruas, documentário comemorativo aos 80 anos do escritor e cineasta, o qual foi convidado a dirigir e que tem estreia marcada para dia 9 de agosto de 2022, na Cinemateca Paulo Amorim. No ano que vem, Boca Migotto ainda deve lançar o documentário longa-metragem homônimo ao livro, realizado paralelamente à tese e à publicação.

Ficha técnica:

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos

Ensaio do diretor Boca Migotto resultado da pesquisa de doutorado em Comunicação na UFRGS (2021)

Editora: Pragmatha (SP) – 1ª edição

Páginas: 521

Pré-venda com 20% de desconto: R$ 65,00 (+ 13,00 pela taxa de envio)

Chave-PIX: boca.migotto@gmail.com (enviar para este e-mail o comprovante com nome e endereço completos, com CEP)

Mais informações: Facebook e Instagram

Trailer: vimeo.com/734447205

LIVE DE LANÇAMENTO

Bate-papo do autor com o crítico Marcelo Müller, do Papo de Cinema

Data e horário: 4 de agosto de 2022, quinta-feira, às 20h

Canal: Facebook da Editora Pragmatha

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Data e horário: 13 de agosto de 2022, sábado, às 16h

Local: Espaço Elizabeth Rosenfeld – junto à Câmara de Vereadores de Gramado (Rua São Pedro, 369 – Fundos)

Entrada franca

Ademais, veja mais:

‘Silvio e os Outros’ é sobre um demônio real, sedutor e patético
Crítica | De Volta Para Casa (Tornare)
A arte da felicidade | Filme italiano traz sabedoria e espiritualidade nos rumos de um taxista

Escreve o que achou!