O Circuito Cine Curta, um projeto socioeducativo que chega à sua 11ª edição, beneficiará cerca de 3,7 mil crianças e jovens, de 6 a 15 anos, em cinco bairros do Rio de Janeiro: Catete, Madureira, Tijuca, Leblon e Barra da Tijuca. A iniciativa ocorre entre 12 e 30 de agosto, envolvendo seis escolas públicas, onde serão exibidos 12 filmes de diversas regiões do Brasil, destacando a riqueza da história e cultura do país.
A programação deste ano inclui filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, como “Lé Com Cré”, de Cassandra Reis; “As Aventuras de Pety”, de Anahí Borges; “A História dos Meninos que Andavam De Noite”, de Flávio Barone; “Guri”, de Adriano Monteiro; “Dela”, de Bernard Attal; “A Aventura da Primeira Bicicleta”, de Carlos Henrique da Costa; “Lily´s Hair”, de Raphael Gustavo da Silva; “O Véu de Amani”, de Renata Diniz; “O Celaticomus”, de Marcelo Tannure; “Kunumi, o Raio Nativo”, de Mauro D’Addio; “Como Fazer Açaí”, de Rita de Cácia Oenning da Silva; e “O Homem Que Virou Meme”, de João Rabello.
Desde 2010, o Circuito Cine Curta já levou o cinema para 144 mil alunos, em 972 sessões realizadas em 230 escolas públicas de 71 bairros cariocas.
Além de assistir aos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são incentivados a desenvolver trabalhos sobre os filmes, orientados por professores e coordenadores.
“O objetivo principal do projeto é usar o cinema como ferramenta pedagógica, facilitando a assimilação de conhecimento nas disciplinas tradicionais e estimulando a formação de novos públicos com capacidade crítica”, afirma a atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, que, junto com a cineasta e professora Isabel Veiga, é responsável pela curadoria dos filmes. O projeto conta ainda com a consultoria pedagógica de Alessandra Matos.
O Circuito Cine Curta também oferece três apostilas com roteiros pedagógicos, direcionados aos segmentos do Ensino Fundamental I e III, conforme a programação dos filmes exibidos. Um exemplo do envolvimento das escolas com a iniciativa é a edição de 2020, realizada online devido à pandemia, que resultou na produção de mais de 250 trabalhos pedagógicos por parte dos alunos, incluindo filmes, livros, artes visuais, músicas e vídeos.
Após cada sessão, o Circuito Cine Curta promove debates entre os alunos, sorteios de camisetas e bonés, e uma votação para escolher os filmes favoritos. No final, um grupo de curadores das Secretarias de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro avalia os melhores trabalhos, premiando as três escolas com maior destaque.
Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais, o projeto é patrocinado pelo Kinoplex, Grupo Severiano Ribeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Sessões do Circuito Cine Curta – Agosto/2024:
- 12 e 13 de agosto: CIEP Presidente Tancredo Neves (Catete)
- 15 e 16 de agosto: E.M. Irmã Zélia (Madureira)
- 19 de agosto: CIEP Samuel Wainer (Tijuca)
- 21 e 22 de agosto: E.M. Georg Pfisterer (Leblon)
- 21 e 22 de agosto: E.M. General Euclydes de Figueiredo (Tijuca)
- 29 e 30 de agosto: E.M. Golda Meir (Barra da Tijuca)
Ademais, leia:
Editora FGV lança ‘Candidatas – Os primeiros passos das mulheres na política do Brasil’