Saturday, November 28, 2020

Yasuke | Netflix anuncia anime de samurai negro africano

A Netflix anunciou para 2021 o anime do samurai africano Yasuke. Personagem histórico com uma bagagem impressionante, Yasuke carrega o título de primeiro samurai estrangeiro negro e com honrarias singulares na cultura samurai sem precedentes na história. Desse modo, sua alcunha de Samurai Negro não é à toa. A poderosa dos streamings liberou uma prévia da arte do anime em suas redes sociais.

yasuke
divulgação: Twitter Netflix

Chadwick Boseman viveria Yasuke nos cinemas

Em 2019, Chadwick Boseman (Pantera Negra) havia confirmado que faria a cinebiografia de Yasuke. Assim, empolgado em representar uma figura negra tão importante na história, Boseman declarou, ano passado: “A lenda de Yasuke é um dos segredos mais bem guardados da história. Não será apenas um filme de ação, é um evento cultural. Estou animado por fazer parte disso”.

Porém, no início deste ano, as filmagens foram canceladas por conta da saúde fragilizada do ator em decorrência do câncer e também pela pandemia. Infelizmente, o ator veio a falecer em agosto e o projeto deu uma pausa.

No anime, Lakeith Stanfield dará voz ao samurai africano. A saber, o ator – e também rapper norte-americano – atuou como Darius na série Atlanta, protagonizada por Donald Glover.

Um escravo africano em terras nipônicas

yasuke
divulgação: reprodução

No século XVI, por conta das navegações, o Japão recebia muitos visitantes mediterrâneos, especialmente portugueses. Em geral, eram missionários jesuítas que traziam mercadorias e propagavam o Cristianismo. Em 1579, Yasuke chegou ao país como assistente do italiano Alessandro Valignano, durante uma excursão de inspeção. O escravo africano chamou a atenção por sua cor de pele e altura, principalmente a de Oda Nobunaga.

A saber, Oda Nobunaga era um daimyo (senhor feudal) com histórico militar, tinha grande prestígio no Japão e boa relação com os europeus. Após uma audiência com Yasuke – que conhecia um pouco a língua japonesa –, o senhor feudal o tornou seu guarda pessoal. A partir daí, a história de Yasuke toma outros rumos.

Honra

Assim, sem precedentes na história, Yasuke torna-se samurai – título de grande honraria e obtido através de hereditariedade ou laços sanguíneos – em 1581. Um estrangeiro negro e samurai. Imaginem esse feito em pleno século XVI? Além disso, o Samurai Negro acumulava grandes honrarias na cultura samurai, como sentar-se à mesa de jantar com Nobunaga e ser o encarregado de portar a espada de seu senhor feudal. Não há histórico de samurai que tenha alçado tamanha importância. Yasuke era diferenciado.

No entanto, Oba Nobunaga sofre um golpe arquitetado por seu discípulo, o general Akechi Mitsuhide. Dessa maneira, em uma batalha samurai com Mitsuhide, Nobunaga acaba cometendo o seppuku – ritual suicida – para manter sua honra. Após esta tragédia, Yasuke passa a servir o filho do daimyo, Oda Nobutada. Contudo, suas lutas ao lado de Nobutada não duram muito, pois este também se suicida. Sem rumo, Yasuke se oferece às forças inimigas. Desse modo, em uma batalha com Mitsuhide, prestes a perder, o samurai oferece seu pescoço para o seppuku, mas o general, em atitude racista, o despreza por não ser japonês e o considerar um animal. Após esse feito, não se sabe o destino de Yasuke. No entanto, historiadores apontam que ele voltou a servir aos jesuítas, mas não há evidências concretas.

Origem incerta e biografia

A princípio, há incertezas, por parte dos historiadores, quanto à origem do samurai africano pelo fato dele ter sido arrancado de seu país para viver forçosamente em condição de escravizado. Desse modo, uns apontam Moçambique como terra natal e outros, Angola ou Etiópia. Nascido entre 1555 e 1556, estudos apontam que seu nome verdadeiro era Makua. O livro African Samurai: The True Story of a Legendary Black Warrior in Feudal Japan (sem título em português) é uma biografia de Yasuke, contada por Thomas Lockey, professor da Nihon University College of Law de Tóquio, especialista em história do Japão e leste asiático, e Geoffrey Girard, escritor.

O anime ainda não possui data de estreia.

Ademais, veja mais:

Soul | Nova animação da Pixar fala de vida após a morte
Desenho clássico dos X-men retorna no streaming Disney+
Conheça o funk do Star Wars e um Jedi da vida real

Além disso, assista “Na Beira”:

Escreve o que achou!