“Clarice, hora do banho!” ensina que não existe boa infância sem brincadeira! Correr até cansar, olhar com atenção todos os detalhes, se distrair com até a menor plantinha… As tardes de Clarice não são diferentes! Ela é muito animada e incansável!
Mas parece que toda brincadeira tem que ser interrompida:
Hora do Banho! – grita seu pai.
E lá vai ela, toda contrariada, para a banheira. Mas uma boa infância, como a de Clarice, também não existe sem imaginação!
Imediatamente ela recomeça a brincadeira no banho! Muitas espumas e novas aventuras, agora com companhia!
Essa foi a sinopse que encontrei na página da Editora Preguiça do Instagram. A página é uma graça, leve como deve ser! Fiquei com vontade de ler tudo!
E quanto ao livro? A autora fala um pouco sobre o seu passado. Acredito que ela adorava brincar e que, como qualquer criança, não gostava de parar a brincadeira para tomar banho, seguir para escola ou para a cama. Nessa hora, o banho passa ser desinteressante mesmo!
A hora do banho também pode se tornar uma brincadeira gostosa. Hora do banho também pode ser uma hora de troca. Porque não um balde, um brinquedo ou uma historinha?
“Clarice, Hora do Banho!” nos permite tomar banho com um patinho de plástico, com uma baleia, um urso, um pinguim, com bolinhas de sabão ou tomando um chá.
Muitos pais se negam a deixar a criança brincar de bolinha de sabão na sala para não sujar o chão. O banho é a solução.
Ter filhos é entender que você não terá tempo como antes, mas a criança precisa de tempo para ter auxílio nas suas descobertas, tempo para novos ensinamentos. Cabe aos pais essa administração.
Eu encontrei este livro na prateleira dos meus sobrinhos gêmeos de 3 anos. Como no livro não há uma narrativa, um diálogo, Valentina, linha sobrinha, apontava para a baieia (assim ela chama a baleia) e patu (pato). O livro também cobra de nós tempo para inventarmos histórias com os personagens desenhados.
O livro tem tons pastéis, desenhos com traços finos e personagens maiores que a menina. Eu adorei o livro, ótimo gosto.
Indico essa leitura sobre o banho para os pequenos: https://cangurunews.com.br/criancas-banho/
Afinal, não podemos esquecer que temos alguns Cascões soltos por aí!
Sobre a autora
A autora e ilustradora, Clara Gavilan, é graduada em Design – Comunicação Visual pela PUC/Rio. Tem duas especializações na Espanha: Ilustração e Quadrinhos pela ESDIP ( Escuela Superior de Dibujo Profesional) em Madrid e Ilustração para publicações infantis e juvenis pela EINA (Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona), em Barcelona. Ela é especialista em livros para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação pela A Casa Tombada.
Aos 20 anos, Clara se encantou pelos livros ilustrados. Desde então, não parou de estudar. Os seus grandes objetos de estudo são a narrativa visual e o livro ilustrado com ou sem texto.
Já iniciou carreira com a publicação de uma coleção de Livros Lu & Bilu que, hoje, tem um total de seis exemplares que, em sua maioria, foram adotados por grandes programas de governo e circulam por todo país.
Por fim, leia mais:
O Auto da Compadecida 2 | Chicó e João Grilo voltam para as telonas
Casa Poéticas Negras foi o grande destaque da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty
Amei conhecer o livro pela sua visão. Aqui em casa tenho uma aprendiz de cascão tbm ?