Cinema
‘Todas as Melodias’ de um ícone da música na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Publicado
2 anos atrásem
Por
Felipe Novoa
“Todas as Melodias” abre em silêncio, apenas a imagem de um palco escuro e Luiz Melodia dançando na frente de um holofote, como que indicando que o homem Luiz Melodia é o foco aqui, e não necessariamente a sua música. Languidamente um poema é lido, e então uma série extensa de cantores, artistas e celebridades se seguem interpretando, comentado e louvando Luiz.
Além de ser um icônico cantor e compositor, Luiz Melodia é a inspiração não só de milhões de brasileiros e centenas de artistas, mas também da sua família e amigos. Um homem profundamente marcado tanto pelo seu trabalho quanto pela herança cultural de uma sociedade que simultaneamente o admira mas o repudiava.
Tematicamente, é notável que “Todas as Melodias” trata frequentemente da visão e experiências que terceiros tinham de e com Luiz Melodia. Mesmo sendo um documentário póstumo, o filme trata o músico com uma nuance e intimidade impressionantes. Ao trazer a sua viúva, familiares e amigos e imagens de acervo para a montagem, o diretor Marco Abujamra acaba remontando a um vínculo afetivo que não existe com a audiência, mas que é potencializado por uma nostalgia e admiração naturais.
Falta de som
Outro aspecto técnico interessante é a falta de som já mencionada em alguns momentos mais espontâneos de Luiz; nem sempre ele cantava ou tocava um instrumento, e isso não significa que ele tenha sido menos músico. É fácil ter um pré conceito formado do artista que vive essa personagem ligada 24 horas por dia, mas em quase todos os momentos as pessoas estão desconectadas do seu papel performático. O Luiz dos palcos era uma pessoa, o Luiz com a esposa era outra, mas ambos eram Luiz Melodia.
“Todas as Melodias” não tenta camuflar o homem por detrás do véu como um santo perfeito. Porém, justamente mostra como ele era visto por outros. Além de ser um documentário instigante sobre um excelente cantor, “Todas as Melodias” é um amontoado de ótimas interpretações por outros bons cantores e uma forma de conhecer melhor o finado e eterno Luiz Melodia.
Por fim, está no ar na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Ademais, leia mais:
Cine África | Em setembro estreia nova temporada do festival de filmes africanos
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso
Enfim, Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África
Crítico/fotógrafo. Atualmente focando na graduação em jornalismo e escrevendo muito.

Você pode gostar
Confira os vencedores da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Kevin’ é retrato honesto do processo de lidar com perdas | 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Won’t You Come Out to Play’ fascina ‘Por Outras Primaveras’ na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Vitória’ e ‘Vida Dentro de Um Melão’ | Curtas de peso na Mostra de Cinema de Tiradentes
‘Letícia, Monte Bonito, 04’ e ‘Pátria’ são curtas de destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes
#eagoraoque | Crítica da crítica social na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
1 Comentário
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente
Publicado
9 horas atrásem
24 de março de 2023
Na última quinta-feira (23), fomos convidados para o evento de lançamento do curta-metragem Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas | com Cida Bento e Daniel Munduruku. Aconteceu no Museu da República, no Rio de Janeiro.
Após a exibição um relevante debate ocorreu. Com mediação de Thales Vieira, estiveram presentes Raika Moisés, gestora de divulgação científica do Instituto Serrapilheira; Luiz Augusto Campos, professor de Sociologia da UERJ e Carol Canegal, coordenadora de pesquisas no Observatório da Branquitude. Ynaê Lopes dos Santos e outros que estavam na plateia também acrescentaram reflexões sobre epistemicídio.
Futura série?
O filme é belo e necessário e mereceria virar uma série. A direção de Fábio Gregório é sensível, cria uma aura de terror, utilizando o cenário, e ao mesmo tempo de força, pelos personagens que se encontram e são iluminados como verdadeiros baluartes de um saber ancestral. Além disso, a direção de fotografia de Yago Nauan favorece a imponência daqueles sábios.
O roteiro de Aline Vieira, com argumento de Thales Vieira, é o fio condutor para os protagonistas brilharem. Cida Bento e Daniel Munduruku, uma mulher negra e um homem indígena, dialogam sobre o não-pertencimento naquele lugar, o prédio da São Francisco, Faculdade de Direito da USP. Um lugar opressor para negros, pobres e indígenas.
Jacinta
As falas de ambos são cheias de sabedoria e realidade, e é tudo verdade. Jacinta Maria de Santana, mulher negra que teve seu corpo embalsamado, exposto como curiosidade científica e usado em trotes estudantis no Largo São Francisco, é um dos exemplos citados. Obra de Amâncio de Carvalho, responsável por colocar o corpo ali e que é nome de rua e de uma sala na USP.
Aliás, esse filme vem de uma nova geração de conteúdo audiovisual voltado para um combate antirracista. É o tipo de trabalho para ser mostrado em escolas, como, por exemplo, o filme Rio, Negro.
Por fim, a parceria entre Alma Preta e o Observatório da Branquitude resultaram em uma obra pontual para o entendimento e a mudança da cultura brasileira.
Em seguida, assista Nenhum saber para trás:
Por último, leia mais:
Fé e Fúria | Documentário inédito estreia no Canal Brasil no novo Dia Nacional do Candomblé
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Keira Knightley recebe homenagem no Telecine Touch

‘Interactions – When Cinema Looks to Nature’ estreia na América Latina
Cultura


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Gastronomia7 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música7 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: Chico Salem e Zeca Baleiro estão juntos na inédita “Sangue”