‘Todas as Melodias’ de um ícone da música na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Todas as Melodias” abre em silêncio, apenas a imagem de um palco escuro e Luiz Melodia dançando na frente de um holofote, como que indicando que o homem Luiz Melodia é o foco aqui, e não necessariamente a sua música. Languidamente um poema é lido, e então uma série extensa de cantores, artistas e celebridades se seguem interpretando, comentado e louvando Luiz.

Além de ser um icônico cantor e compositor, Luiz Melodia é a inspiração não só de milhões de brasileiros e centenas de artistas, mas também da sua família e amigos. Um homem profundamente marcado tanto pelo seu trabalho quanto pela herança cultural de uma sociedade que simultaneamente o admira mas o repudiava.

Tematicamente, é notável que “Todas as Melodias” trata frequentemente da visão e experiências que terceiros tinham de e com Luiz Melodia. Mesmo sendo um documentário póstumo, o filme trata o músico com uma nuance e intimidade impressionantes. Ao trazer a sua viúva, familiares e amigos e imagens de acervo para a montagem, o diretor Marco Abujamra acaba remontando a um vínculo afetivo que não existe com a audiência, mas que é potencializado por uma nostalgia e admiração naturais.

Falta de som

Outro aspecto técnico interessante é a falta de som já mencionada em alguns momentos mais espontâneos de Luiz; nem sempre ele cantava ou tocava um instrumento, e isso não significa que ele tenha sido menos músico. É fácil ter um pré conceito formado do artista que vive essa personagem ligada 24 horas por dia, mas em quase todos os momentos as pessoas estão desconectadas do seu papel performático. O Luiz dos palcos era uma pessoa, o Luiz com a esposa era outra, mas ambos eram Luiz Melodia. 

“Todas as Melodias” não tenta camuflar o homem por detrás do véu como um santo perfeito. Porém, justamente mostra como ele era visto por outros. Além de ser um documentário instigante sobre um excelente cantor, “Todas as Melodias” é um amontoado de ótimas interpretações por outros bons cantores e uma forma de conhecer melhor o finado e eterno Luiz Melodia.

Por fim, está no ar na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Ademais, leia mais:

Cine África | Em setembro estreia nova temporada do festival de filmes africanos
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso
Enfim, Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África
6.9
Todas as Melodias

Documentário apresenta uma visão mais íntima de Luiz Melodias

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: