No dia 20 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem traz um espetáculo repleto de composições nacionais no Teatro de Câmara da Cidade das Artes. Sob a regência do maestro Anderson Alves e com a presença especial do Jongo da Serrinha, essa apresentação promete muito.
A princípio, tudo começará com “Mourão” de César Guerra-Peixe, uma composição inspirada nas rabecas do folclore nordestino, homenageando o Movimento Armorial, que buscava unir elementos eruditos e populares na arte. Em seguida, as “Cinco Miniaturas Brasileiras” de Edmundo Villani-Côrtes. A ideia é passar desde a introspecção do Prelúdio até a alegria cativante do Choro e a vitalidade do Baião, com suas raízes nordestinas.
Grandes nomes da música nacional:
Ainda por cima, vai rolar Luiz Gonzaga com “Gonzagueando”, Chiquinha Gonzaga com “Gaúcho Corta-Jaca” e Pixinguinha, representados em composições como “Carinhoso”, “Quem é Você” e “Pula Sapo”, todos com arranjos do mestre Anderson Alves. Tom Jobim encerra esse espetáculo com as melodias poéticas de “Passarim” e “O Morro Não Tem Vez”, também com arranjos do talentoso Anderson Alves.
Este será o oitavo concerto do grupo recém-formado da OSB Jovem, um projeto que visa a diversidade, equidade e inclusão, sendo formado por critérios como renda familiar, gênero e autodeclaração de raça. Com o retorno da OSB Jovem, a Orquestra Sinfônica Brasileira reforça seu compromisso com a educação musical e segue oferecendo uma plataforma para o desenvolvimento de jovens músicos.
Fundada em 1940, é um dos conjuntos sinfônicos mais renomados do país, com mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros. Além de uma programação regular de concertos, a OSB também se destaca por suas ações sociais e projetos de democratização cultural.
SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
Dia 20 de novembro (segunda-feira), às 16h
Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos na bilheteria da Cidade das Artes e no site Sympla
PROGRAMA 20/11 OSB Jovem:
CÉSAR GUERRA-PEIXE – Mourão
EDMUNDO VILLANI-CÔRTES – Cinco Miniaturas Brasileiras
- Prelúdio
III. Choro
V. Baião
LUIZ GONZAGA |Arranjo Jamberê Cerqueira – Gonzagueando
CHIQUINHA GONZAGA | Arranjo Anderson Alves – Gaúcho Corta-Jaca
PIXINGUINHA | Arranjo Anderson Alves – Carinhoso
– PIXINGUINHA | Arranjo Anderson Alves – Quem é Você
PIXINGUINHA | Arranjo Anderson Alves – Pula-Sapo
TOM JOBIM | Arranjo Anderson Alves – Passarim
TOM JOBIM | Arranjo Anderson Alves – O Morro Não Tem Vez
MEDLEY JONGO DA SERRINHA – Rosário de Maria / Pisei na Pedra / Saracura / Vou Caminhar / Benção de Deus
Ademais, leia mais:
Veja documentários sobre a reflexão racial no mês da Consciência Negra
Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira