A Semana da Consciência Negra movimenta a televisão e o cinema brasileiro com estreias, entrevistas e documentários que discutem identidade, racismo estrutural, resistência e histórias que moldaram a cultura negra no país e no mundo. De segunda a sexta, de 17 a 21 de novembro, a TV Cultura apresenta uma programação especial, enquanto o Curta! e o CurtaOn exibem uma maratona de 24 horas no dia 20. No mesmo dia, Salvador recebe a estreia nacional do documentário “O Primeiro Beijo”, de Urânia Munzanzu, uma obra visceral que traz a voz de Elza Soares em sua última parceria artística.
Na segunda (17), às 22h, o Roda Viva recebe Ingrid Silva, bailarina e coreógrafa principal do Dance Theatre of Harlem. A artista reflete sobre carreira, identidade e os caminhos que a levaram a se tornar referência mundial, além de comentar seus livros A Sapatilha que Mudou Meu Mundo e A Bailarina que Pintava Suas Sapatilhas.
Na quarta (19), a Cultura exibe dois documentários. O Panteão das Memórias Negras, às 22h, aborda a presença negra na história da França e discute a escravidão como crime contra a humanidade. Às 23h30, Dentro da Minha Pele traz relatos íntimos sobre o racismo estrutural no Brasil, acompanhando nove pessoas negras em suas vivências cotidianas em São Paulo.
Siga-nos e saiba mais em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
Na quinta (20), às 23h30, a Brasil Jazz Sinfônica apresenta o concerto Jazz Toca Consciência Negra, com nomes como Gilberto Gil, Alcione, Teresa Cristina, Liniker e Margareth Menezes. Encerrando a semana, o Persona entrevista, na sexta (21), às 22h, o ator Maurício Xavier.
O primeiro beijo
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro de 2025, o circuito da Saladearte em Salvador (Av. Sete de Setembro, 2195, Vitória, Salvador) recebe a estreia nacional de O Primeiro Beijo, documentário de Urânia Munzanzu fruto de uma pesquisa de 14 anos. O filme revela a relação de mulheres negras periféricas com o crack, experiência que a diretora define como “uma tecnologia moderna de escravização”. A obra discute abandono institucional, violência racial e estratégias de sobrevivência, além de destacar redes de apoio construídas por essas mulheres. A trilha é de Jarbas Bittencourt, e Elza Soares empresta sua voz para narrar o poema “Canarinhas da Vila”, de Landê Onawale.
No Curta! e no CurtaOn, a partir da meia-noite do dia 20, a maratona especial apresenta mais de 100 títulos que valorizam a cultura preta. O destaque é a estreia, às 22h, do documentário Frantz Fanon: Sobre a Violência, baseado no clássico Os Condenados da Terra. Narrado por Lauryn Hill, o filme traz imagens inéditas de lutas de independência na África e apresenta o pensamento do intelectual martinicano sobre violência colonial, resistência e libertação.
A programação inclui ainda episódios sobre Conceição Evaristo, séries como Caminhos dos Orixás e Agbara Dudu, produções sobre Gilberto Gil, Dona Ivone Lara e figuras históricas como Malcolm X, João Cândido e Chiquinha Gonzaga. Filmes como Rio, Negro, Meu Amigo Fela, Favela é Moda e Candeia reforçam o mergulho profundo na memória e na estética negra brasileira.

Quinta do Pensamento– 20/11 – MARATONA DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
0h00: Os Ímpares – 2ª Temporada: Sonia Santos – Xande de Pilares e Priscila Tossan
02h30: Damas do Samba
02h00: Na Trilha do Som: Gilberto Gil
02h30: Chiquinha Gonzaga – Música Substantivo Feminino
03h30: Cinéticas: Everlane Moraes – Diásporas e Narrativas Negras
04h00: Inconveniências Históricas: João Cândido, o Inconveniente
04h30: Os Ímpares – 2ª Temporada: Dona Ivone Lara – Roberta Sá e Marina Íris
05h00: Favela é Moda
06h30: Panteras Negras: Vanguarda da Revolução: Resiliência
07h30: Panteras Negras: Vanguarda da Revolução: Legado
08h30: Rio, Negro
10h20: Candeia
12h15: Libertárias: Mulheres Inspiradoras na História do Brasil: Dandara
13h15: Meu amigo Fela
15h00: Malcolm X – Por Qualquer Meio Necessário
16h00: Jair Rodrigues – Deixa Que Digam
18h00: Os Ímpares – 2ª Temporada: Trio Mocotó – Jonathan Ferr e Nilze Carvalho
18h35: Dolores Duran – O Coração da Noite
20h00: O Povo Brasileiro: A Matriz Afro
20h30: Incertezas Críticas – 3ª Temporada: Djamila Ribeiro
21h00: Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana: Conceição Evaristo
22h00: Frantz Fanon – Sobre a Violência – Parte 1 – ESTREIA
23h00: Carolina Maria de Jesus



