Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Imagem do filme Firebrand.
CinemaEventos

Festival do Rio 2023 | Destaques do primeiro fim de semana

Por
Livia Brazil
Última Atualização 6 de outubro de 2023
6 Min Leitura
Share
Imagem do filme Firebrand. Crédito: Divulgação Festival do Rio.
SHARE
Tópicos
Pra quem curte cinema nacionalInternacionaisProgramação gratuitaPor fim, leia mais sobre o Festival do Rio 2023:

O Festival do Rio 2023 já começou a toda. Depois da abertura, no dia 5, com o filme Atiraram no pianista (que o Vivente já conferiu, leia a resenha aqui), a sexta-feira foi lotada de sessões, com filmes de diversos gêneros. Não só filmes infantis, como Tarsilinha, de Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, como longas de suspense e ação, como Hypnotic – Ameaça invisível, de Roberto Rodriguez, o frequentador do Festival já pôde encontrar um pouco de tudo. Além de muito mais.

Porém, se você só tem o final de semana livre para assistir algum filme, não fique triste. Afinal, hoje te trazemos alguns destaques para programar os próximos dois dias. Já pegue papel e caneta visto que terá muitos filmes para anotar!

Pra quem curte cinema nacional

Acima de tudo grande apoiador do audiovisual brasileiro, o Festival oferece uma vasta lista de filmes nacionais para o espectador. O destaque de sábado vai para Meu Nome é Gal, cinebiografia da cantora Gal Costa. Dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi, o filme terá sua primeira exibição no Cine Odeon, com direito a presença de convidados. 

Meu nome é Gal
Imagem de Meu nome é Gal. Crédito: Festival do Rio.

No domingo, no entanto, o destaque fica com O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, de Bia Lessa, longa-metragem Hors Concours deste ano. Adaptação da aclamada obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, escrita por Guimarães Rosa, contará com a presença de convidados no Cine Odeon. Firebrand, de Karim Ainouz, selecionado pelo Festival de Cannes 2023, é também um favorito do dia no cinema na Cinelândia. O filme conta a história de Katherine Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII. O horário da exibição é 21:45.

No Estação Net Botafogo 1, às 19h, será exibido o filme Somos Guardiões, de Edivan Guajajara, Chelsea Greene e Rob Grobman. O documentário fala sobre as lutas indígenas pela demarcação de terra e proteção da Amazônia. A saber, Edivan é natural da aldeia Zutiwa e um dos idealizadores da Mídia Indígena. Como ativista e cineasta, cria fotografias e documentários centrados nas perspectivas dos povos indígenas.

Internacionais

Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, é o destaque de sábado. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023, a exibição será às 21:45, no Cine Odeon. Orlando, minha Biografia Política encerra a noite às 23:59 no Estação Net Botafogo 1. Dirigido por Paul B. Preciado, ganhou o prêmio Teddy Award de Melhor Documentário no Festival Internacional de Berlim em 2023. O longa conta a história de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação.

Imagem de Pobres criaturas.
Imagem de Pobres criaturas. Crédito: Festival do Rio.

No domingo, começamos com Monster, filme de 2003 que levou Melhor Roteiro e Queer Palm no Festival de Cannes. Com direção do japonês Hirokazu Kore-eda, o filme, que fala sobre uma mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha, tem exibição às 21:30 no Estação Net Botafogo 1. Além disso, outro destaque é Cannes sem Cortes, dirigido por Richard Blanshard e Roger Penny, que mostra os bastidores do famoso festival. Será exibido no Estação Net Rio 4 às 21:15.

Programação gratuita

O Vivente Andante dedicou um artigo inteirinho sobre a programação gratuita do Festival do Rio. Programação, inclusive, que está muito abrangente este ano. Porém, trazemos agora alguns destaques deste fim de semana.

No sábado haverá exibição de Macunaíma. O clássico do cinema brasileiro estará no Estação Net Rio 2 às 17h. Além disso, o documentário Me Chama Que Eu Vou, documentário sobre Sidney Magal, de Joana Mariani, estará no CCJF, às 15h. Após exibição do filme, haverá um debate com a diretora e o cantor.

Para domingo, a diversão fica por conta do longa Derrapada, de Pedro Amorim, adaptação do livro “Slam”, de Nick Hornby, e ganhador do PAMA – Paris Art and Movies Awards – Fall Sessions 2022 e do documentário Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho. O primeiro será no CCJF, às 15h. Já o segundo terá exibição às 17h, no Estação Net Rio 2.

Cabra marcado para morrer.
Imagem de Cabra marcado para morrer. Crédito: Festival do Rio.

A saber, você pode conferir a programação completa do Festival do Rio 2023 no site do evento. No entanto, se preferir, pode baixar a revista com a programação, que está disponível aqui. O Festival ocorre até o dia 15 de outubro.

Por fim, leia mais sobre o Festival do Rio 2023:

Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023

Filmes do Estação reestreia no Festival do Rio com ‘Orlando, minha biografia política’

Canal Brasil tem 18 indicações no Festival do Rio 2023

Tags:Cinemafestival de cinemafestival do riofilmes internacionaisfilmes nacionais
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Livia Brazil's avatar
PorLivia Brazil
Follow:
Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Homem com H.
NotíciasCinema

Cinebiografia de Ney Matogrosso começa a ser filmada

Livia Brazil
3 Min Leitura
Duas Coroas filme: Leia a crítica poética de Paula Albuquerque.
CinemaCríticaLiteratura e HQ

Duas Coroas – Crítica e Poesia

Paula Albuquerque
8 Min Leitura
senhor dos aneis a guerra dos rohirrim
CinemaCríticaNotícias

Crítica: ‘O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim’ resgata a magia da Terra-Média

Alvaro Tallarico
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?