A exposição Constituinte do Brasil Possível já atraiu mais de 20 mil visitantes ao Centro Cultural Correios Rio de Janeiro desde sua inauguração em 10 de outubro. Originalmente programada para encerrar em 30 de novembro, a mostra foi prorrogada até 4 de janeiro de 2025, devido ao enorme sucesso. A exposição reúne obras de 18 artistas negros de diversas regiões do Brasil, utilizando formatos como videoarte, instalações, fotografia, grafite, colagens e esculturas, para imaginar um Brasil mais inclusivo e socialmente justo. É uma experiência imersiva que dialoga com questões políticas, sociais e culturais da nossa história e do presente.
Com forte impacto educacional, a exposição recebeu mais de 650 estudantes e educadores de escolas públicas municipais, viabilizados pela parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio. Outras instituições, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), também participaram de forma espontânea. Para muitos jovens, o contato com as obras tem sido transformador, inspirando redações e reflexões profundas, como observado no Enem 2024, cujo tema abordou a valorização da herança africana no Brasil.
Confira nossa entrevista sobre a Constituinte do Brasil Possível com Ana Flávia Magalhães Pinto, dê play:
A curadoria, assinada por Mariana Luiza, Ana Flávia Magalhães Pinto, Thula Pires e Yago Lima, propõe uma ressignificação do imaginário social brasileiro. Mariana destaca que a mostra é um convite para refletir sobre um Brasil que valorize todas as vidas e saberes, baseando-se em filosofias políticas africanas e da diáspora, historicamente silenciadas. A exposição inclui mediações bilíngues em Português e Libras, garantindo acessibilidade para todos os visitantes.
SERVIÇO – Exposição “Constituinte do Brasil Possível”
Visitação: 10 de outubro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, R. Visc. de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060
Entrada gratuita
Além disso, siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante