Monday, November 28, 2022

A Conferência | Filme mostra uma reunião que marcou por seu alcance, fatalidade e consequências

A Conferência traz uma história relevante, necessária e cinematograficamente muito bem contada. Em 20 de janeiro de 1942, representantes de alto escalão do regime nazista alemão se reuniram em uma idílica vila no Great Wannsee, no sudoeste de Berlim, para uma reunião que ficou para a história como a Conferência de Wannsee, por causa de seu alcance, fatalidade e consequências.

Essa foi talvez a conferência mais terrível da história da humanidade. Estão presentes 15 líderes da SS, do NSDAP e da burocracia ministerial. Eles foram convidados por Reinhard Heydrich, chefe da polícia de segurança e do SD, para uma “reunião seguida de café da manhã”.

A princípio, o tópico exclusivo da discussão de aproximadamente 90 minutos é o que os nacional-socialistas chamaram de “Solução Final para a Questão Judaica”, que significa a organização burocraticamente planejada do assassinato em massa sistemático de milhões de judeus de toda a Europa.

O filme é uma aula sobre nazismo e onde pode chegar a desfaçatez humana. São quase duas horas com foco nessa reunião que mudou a história mundial de maneira trágica. Resultou em seis milhoês de judeus assassinados. A frieza com que os “conferencistas” falam sobre “degradação racial” é assustadora. A forma como o diretor conduz, é eficiente, e a fotografia complementa com tons frios.

A Conferência estreou exclusivamente nos cinemas brasileiros no dia 03 de novembro, com distribuição da A2 Filmes.

Ademais, veja mais:
A Não-Ilha | Livro de cineasta brasiliense traz realidades paralelas
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Enfim, a Pedra Rara da Capa Comics

Escreve o que achou!