Crítica
A Pedra Rara da Capa Comics
Publicado
2 anos atrásem

Pedra Rara é um achado e a humanidade é um grande garimpo. Nesta obra de literatura, João Carpalhau nos presenteia com roteiros de contos poéticos onde talvez o caos não exista, só uma melancólica beleza. A arte viajora e provocativa exibe (ir)realidades diversas. A princípio, a personagem Olinda e seus monstros nos guiam por uma região de periferia. A obra flutuou até minhas mãos durante uma Rio Comics, no Imperator, Rio de Janeiro, através do desenhista Valu Vasconcelos, responsável pela arte de “O gato preto não existe”. Quando me ofereceu resumiu como um “Além da Imaginação de Duque de Caxias”.
Além da Imaginação com Black Mirror
A saber, Pedra Rara apresenta quatro estórias que mostram um mundo real e imaginário ao mesmo tempo emaranhando paz e corrupção, ludicidade e melancolia. Cada uma delas contém toques de filosofia levadas pelo som do saxofone de Olinda, inclusive, por falar nisso, tem um QR Code na última página que permite escutar essa trilha sonora original.
Realmente, a referência feita por Valu Vasconcelos quando me mostrou a revista logo me chamou a atenção, pois Além da Imaginação é uma das minhas séries preferidas desde garoto e vejo como a mãe de Black Mirror. Valu não poderia ter resumido melhor, a HQ definitivamente poderia resultar em quatro episódios de qualquer uma dessas obras televisivas. A mistura entre realidade e fantasia, o tom de horror e devaneio, sonho e concreto. Policiais, bandidos, políticos, coisas sobrenaturais e o povo no meio.
Ademais, abrindo a revista temos a estilosa arte de Marsal Branco, bem finalizada, com jogo de sombras eficiente em quadros expressivos com um roteiro que faz referências claras à Goya somando a uma melancolia quase musical. Os meandros passíveis de acontecer em uma favela estão ali e permeiam toda a obra.
Mundo cão atrás do gato preto
Logo após, na arte abdutora de André Oide: “Pedido de Resgate” mostra que enxergar pode ser perigoso nessa cidade insegura. Prisões e conveniências em uma estória rápida que desperta a reflexão. Seguida por “Arquivo Corrompido”, desenhada com certo realismo fantástico por Pericles Júnior. Sensualidade, surrealidade e soluções interdimensionais.
Afinal, “O gato preto que não existe” é um sobrevivente entre leões humanos. Mundo cão? Não. Mundo dos homens. Valu Vasconcelos brinca com os quadrinhos em assimetrias que enriquecem, um clima de terror, escurecido, lembrando Cemitério Maldito.
Em suma, permanecem perguntas após a saborosa e introspectiva leitura. A HQ tem produção de Alessandra Schimite e Luciana Asada; balões e letras por Alex Genaro. “Arquivo Corrompido” e “O Gato Preto que não existe” tem ótimas cores feitas por Cristiano Ludgerio. Além disso, o prefácio é de Eduardo Marinho. Quadrinho independente nacional de qualidade esplêndida. Uma das melhores que li nos últimos anos, uma grata surpresa.
Aliás, a parte triste é que o promissor João Carpalhau, quadrinhista, ilustrador e promotor cultural, faleceu aos 38 anos no dia 26 de julho de 2018, vítima de um ataque cardíaco, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Contudo, continua vivo nas suas inebriantes obras. Vale conferir Pedra Rara.
Sobre a Capa Comics
A Capa Comics é um coletivo de histórias em quadrinhos da Baixada Fluminense. A saber, nasceu em 2013 e inspirou seu nome no lendário Tenório Cavalcanti, o Homem da Capa Preta (que ganhou interpretação no cinema por José Wilker). Seus integrantes são quadrinistas que se juntaram sob a mesma bandeira para produzir tramas ambientadas em sua própria região, dando origem a um universo de quadrinhos brasileiros. Para comprar as HQs é só visitar: http://capacomics.com/
*Artigo publicado anteriormente no site Ultraverso
Ademais, leia mais:
Leandro Assis, de “Confinada” e “Os Santos”, fala da alta sociedade baixa nas redes sociais
Além disso, confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
Por fim, ‘Inocência Roubada’ | Abuso infantil e arte em diálogo
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Você pode gostar
‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Conheça a autobiografia em quadrinhos de Ricardo Leite
Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Cavalo de Pau | Por dentro da nova revista em quadrinhos brasileira
Conheça novas histórias em quadrinhos brasileiras
Jim Curioso | Conheça uma aventura que junta HQ e 3D no fundo do oceano
12 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente
Publicado
9 horas atrásem
24 de março de 2023
Na última quinta-feira (23), fomos convidados para o evento de lançamento do curta-metragem Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas | com Cida Bento e Daniel Munduruku. Aconteceu no Museu da República, no Rio de Janeiro.
Após a exibição um relevante debate ocorreu. Com mediação de Thales Vieira, estiveram presentes Raika Moisés, gestora de divulgação científica do Instituto Serrapilheira; Luiz Augusto Campos, professor de Sociologia da UERJ e Carol Canegal, coordenadora de pesquisas no Observatório da Branquitude. Ynaê Lopes dos Santos e outros que estavam na plateia também acrescentaram reflexões sobre epistemicídio.
Futura série?
O filme é belo e necessário e mereceria virar uma série. A direção de Fábio Gregório é sensível, cria uma aura de terror, utilizando o cenário, e ao mesmo tempo de força, pelos personagens que se encontram e são iluminados como verdadeiros baluartes de um saber ancestral. Além disso, a direção de fotografia de Yago Nauan favorece a imponência daqueles sábios.
O roteiro de Aline Vieira, com argumento de Thales Vieira, é o fio condutor para os protagonistas brilharem. Cida Bento e Daniel Munduruku, uma mulher negra e um homem indígena, dialogam sobre o não-pertencimento naquele lugar, o prédio da São Francisco, Faculdade de Direito da USP. Um lugar opressor para negros, pobres e indígenas.
Jacinta
As falas de ambos são cheias de sabedoria e realidade, e é tudo verdade. Jacinta Maria de Santana, mulher negra que teve seu corpo embalsamado, exposto como curiosidade científica e usado em trotes estudantis no Largo São Francisco, é um dos exemplos citados. Obra de Amâncio de Carvalho, responsável por colocar o corpo ali e que é nome de rua e de uma sala na USP.
Aliás, esse filme vem de uma nova geração de conteúdo audiovisual voltado para um combate antirracista. É o tipo de trabalho para ser mostrado em escolas, como, por exemplo, o filme Rio, Negro.
Por fim, a parceria entre Alma Preta e o Observatório da Branquitude resultaram em uma obra pontual para o entendimento e a mudança da cultura brasileira.
Em seguida, assista Nenhum saber para trás:
Por último, leia mais:
Fé e Fúria | Documentário inédito estreia no Canal Brasil no novo Dia Nacional do Candomblé
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Keira Knightley recebe homenagem no Telecine Touch

‘Interactions – When Cinema Looks to Nature’ estreia na América Latina
Cultura


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Gastronomia7 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música7 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: Doutora Márcia Rachid, sobre COVID-19 e AIDS | "Toda vez que surge uma nova doença, os comportamentos se repetem"
Pingback: Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores
Pingback: Conrad publica versão digital de 'Elevador', do quadrinista Aureliano Medeiros
Pingback: Jacob do Bandolim | Livro conta a vida do gênio do choro
Pingback: A Transformação | Conheça o primeiro single do novo álbum de Owerá
Pingback: Confira 5 livros para o Dia do Sexo (6/9)
Pingback: Tukum | Trio faz temporada de shows gratuitos on-line
Pingback: Crítica | 'Wakanda para Sempre' traz homenagem e discute guerras
Pingback: A Conferência | Filme mostra uma reunião que marcou por seu alcance, fatalidade e consequências
Pingback: Vidas Entrelaçadas - Raul Marques | editora penalux
Pingback: Conheça a HQ sobre Angela Davis, ativista que marcou a história
Pingback: Crítica | 'Noite Infeliz' traz Papai Noel como um héroi de ação