Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Marte Um’ é Oscar, ou guerra

Publicado

em

canal brasil e a mostra 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Marte Um, talvez uma das maiores obras do cinema nacional das últimas décadas, é um filme político, mas daquele jeitinho que apenas o brasileiro consegue ser e fazer. Longe de pegar em armas, militar ou discutir, o belíssimo longa do diretor Gabriel Martins, mostra a resistência real da vida no dia a dia, seja no trabalho, escola, amor, lazer, e o que mais aparecer pelo caminho.

Direção

Gabriel Martins não é um novato. Diretor de longas premiados como No coração do mundo e O nó do diabo, Martins tem uma linguagem estabelecida que mostra um profundo respeito pelas pessoas. Focando apenas em Marte Um, podemos ver uma ode à real família tradicional brasileira. Pessoas que lutam todo dia para manter a cabeça em cima d’água, sempre com bom humor, uma carne na brasa e futebol.

Com uma visão hiper-realista que apenas um verdadeiro suburbano poderia ter, Martins retrata em alta fidelidade a essência da sobrevivência BR, não só em espírito, mas em sua estética e cultura. O trabalho desse jovem diretor é especial justamente por ser a obra de uma pessoa que vem da massa.

Produção

Espero que esteja claro que Marte Um é um baita filme. Da cinematografia emocional e precisa, até a trilha sonora impecável, tudo funciona harmoniosamente. Apenas com o trabalho de excelência de toda a equipe que esse filme chega tão longe, mas ainda assim existe um atributo especial que salta aos olhos. O design de produção simplesmente deu um show. Como um morador do subúrbio carioca, noto que alguns objetos saltam aos olhos e contam toda uma história econômica, social e política apenas com a sua existência em cena. Uma reles geladeira marrom com ímãs de biscuit me convenceu da qualidade do longa mais do que qualquer crítica, resenha ou recomendação poderia fazer.

Sim, ímãs de geladeira, um detalhe simples, mas que apresenta um mundo tão real, tão palpável, tão próximo da minha realidade, que não pode deixar de me levar às lágrimas. Novamente, sim, é um detalhe passageiro e banal, mas que mostrou que aquela história é similar à minha realidade. Me trouxe memórias da minha falecida bisavó. De almoços de família no verão. Me lembrou das suas vaidades e de como toda superfície deveria ser decorada com algum item kitsch e popular de lojas de 1,99. Me fez revisitar as casas de parentes que moram longe, mas que tem a mesma linguagem estética. Esse imã nessa geladeira fez mais pela minha imersão do que muitos sets completos de outros filmes puderam fazer. A construção de mundo em Marte Um é íntima, pessoal e específica, o que impulsiona todo o resto da narrativa no caminho certo.

Conclusão

Por fim, mesmo entendendo que o Oscar é um prêmio burguês que representa o zeitgeist da indústria americana de cinema, Marte Um merece ganhar. A estatueta dourada passou nas mãos dos maiores diretores, atores, fotógrafos, compositores, enfim, da nata da nata dos maiores profissionais que essa indústria poderia apresentar, menos nas mãos de um brasileiro. Só nos resta torcer, ansiosa e violentamente, para que Martins seja indicado e que traga esse carinha dourado para casa.

Ademais, veja mais

Crítica | ‘O livro dos prazeres’ é adaptação sensível e certeira de Clarice Lispector

Menina Lua | Aconchego no teatro pós-pandemia

Afro Funk Brasil | Antonio Carlos e Jocafi lançam EP em parceria com a Orquestra Violões do Forte de Copacabana

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Cinefantasy conta com a presença de diretores e realizadores

O festival, que ocorre até o dia 09 de dezembro, recebe diretores e realizadores de diversos países.

Publicado

em

Cinefantasy.

Cinefantasy está em sua 15ªa edição. O festival exibe longas inéditos no Brasil como AuxílioO Santo,  e o argentino Maria. Todos contarão com a presença de realizadores dos filmes. Auxílio receberá a diretora Tamae Garateguy. Já O Santo traz a produtora Eva Padró. Maria contará com a presença do diretor Gabriel Grieco. Além disso, o longa espanhol A Capela, também inédito no país, poderá ser visto no festival.

O 15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico – acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. A saber, um recorte da programação também está disponível online, para todo Brasil. Ao contrário do que se imagina, não há somente filmes de terror na programação do festival. Compõem o lineup, além de terror, longas e curtas de animação, distopia, fantasia, ficção científica e realismo fantástico. Confira aqui toda a programação.

Auxílio

Sinopse: Em 1931, Emília, uma jovem rebelde e desafiadora, é enviada por seu pai para um convento. Sua chegada desencadeia manifestações paranormais no local, que se tornam cada vez mais fortes para todos as internas, religiosas e detentas com doenças mentais, mas ainda mais para Emília, como um grito de socorro impossível de ignorar.

Auxílio estará em cartaz na quinta-feira, dia 07 de dezembro, às 18h no MIS.

Auxílio.
Crédito: Divulgação.

AUXILIO – THE POWER OF SIN

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina e Colômbia

Direção: Tamae Garateguy

Roteiro: Miguel Forza de Paul

O Santo

Sinopse: Esta é a história de Rubén, um curandeiro de origem humilde que atende seus pacientes em uma pequena sala comercial onde também mora. Sua fama é modesta, mas não suas técnicas de cura, que são extravagantes e perturbadoras. Com a aparição de Benjamin, sua sorte mudará: ele se tornará popular e gerará um culto ao seu redor, que crescerá e se tornará um santo aos olhos dos demais. Mas essa fama vai acabar sendo o seu próprio inferno.

O Santo também estará no MIS no dia 07 de dezembro (quinta-feira), porém às 20h.

O santo
Crédito: Divulgação.

O SANTO

Ficção | Drama, Fantasia | 86′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Agustin Carbonere

A Capela

Sinopse: A mãe da jovem Emma está em estágio avançado de uma doença terminal. Ela foge da situação concentrando seus esforços na comunicação com o espírito de uma menina que acredita que mora na capela de sua vila. Para isso, ela recorre a Carol, que dizem ser médium, na esperança de que ela possa ajudá-la a atingir seu objetivo.

A Capela estará em cartaz no dia 08 de dezembro, sexta-feira, no MIS, às 18h.

A capela
Crédito: Divulgação.

A CAPELALA ERMITA

Ficção | Horror | 105′ | Cor | 2023 | 14 anos | Espanha

Direção: Carlota Pereda

Roteiro: Carlota Pereda,  Albert Bertran e Carmelo Viera

Maria

Sinopse: Alina é engenheira de som de cinema. Um dia ela é convidada para fazer o som direto para um filme erótico no qual Maria Black, uma famosa estrela do gênero que havia se aposentado, participaria. Quando Maria tem um ataque cardíaco e morre no meio das filmagens, e os produtores decidem não chamar a polícia, é desencadeada uma série de eventos sinistros e inesperados que colocarão em risco a vida de todos.

Maria pode ser visto às 20h, no dia 08 de dezembro (sexta-feira), no MIS.

Maria
Crédito: Divulgação.

MARIA

Ficção | Ficção Científica | 70′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção: Gabriel Grieco e Nicanor Loreti

Roteiro: Nicanor Loreti

Noite de encerramento

No dia 09 de dezembro, sábado, acontece o evento de encerramento do Cinefantasy. Nessa noite, haverá a première nacional do longa A Maldição do Queen Mary, de Gary Shore. Além disso, ocorrerá, também, a Cerimônia de Premiação, onde anunciarão os vencedores das mostras competitivas de longas e curtas, além do prêmio especial ao homenageado desta edição, o produtor Rodrigo Teixeira.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme de Gary Shore:

Serviço

Quando: até o dia 09 de dezembro (sábado)

Onde:

MIS SP – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa)

Cine Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação)

SPCine Play

Por fim, leia mais:

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Crítica: Filme ‘Wonka’ surpreende positivamente e ganha suítes temáticas nos EUA

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências