Conecte-se conosco

Cinema

Filme ‘On Off’ conta com incrível plano-sequência e se destaca no Festival do Rio 2023

Publicado

em

Cadú Fávero olha para Caio Blat em cena do filme On Off . Eles estão se encarando, com os rostos bem perto um do outro.

“ON OFF” é um longa-metragem que preza pela audácia ao contar com um plano-sequência que parece interminável e trazer bastante da aura do teatro para o cinema. Pude ver na noite do dia 7, no Estaçao Net Gávea, na sessão para convidados, a convite da produtora Elisa Bessa, após dica da jornalista Bárbara Simão. tem excelente direção de Lírio Ferreira, com produção de Clélia Bessa e Marcos Pieri. A obra está na mostra competitiva de longas-metragens do Festival do Rio 2023, entre os treze filmes de ficção da Première Brasil.

O título do filme é uma metáfora extraída do nome de um dos personagens principais, o escritor Onoff. A trama gira em torno de um duelo psicológico envolvendo o delegado e o escritor enquanto tenta desvendar um aparente crime. O clima de suspense e mistério permeia a obra do início ao fim e mantém o interesse do espectador.

A principal inovação e ousadia de “ON OFF” é que o filme conta com um único plano-sequência de cerca de uma hora e meia de duração. Isso poderia dar muito errado e é de uma dificuldade imensa para toda a equipe. Porém, o resultado é mais do que satisfatório. O elenco não deixa a bola cair, em especial, Caio Blat, em grande atuação como o escritor Onoff. Cadú Fávero também manda bem como o delegado misterioso, buscando os detalhes e nuances das declarações do escritor entre o carinho e a frieza.

Além disso, a fotografia de Fabrício Tadeu em “ON OFF” é incrível, num filme trabalhado no preto e branco que tem um clima noir e um estilo investigativo, de suspense, com um final deveras interessante. Veja no vídeo abaixo um pouco de como foi a produção do longa, e continue lendo.

O filme deixa bem clara essa mistura entre cinema e teatro, e se passa na antiga fábrica da Bhering, no Rio de Janeiro. O cineasta consegue entregar enquadramentos criativos, bem feitos, e que realmente impressionam. A beleza da cinematografia como um todo é inegável. Saí da sala impressionado com o que o filme entrega no geral como experiência cinematográfica.

Outra coisa que não posso deixar de citar de forma alguma é o esmero com o som. A união do Som Direto de Valéria Ferro e Renato Calaça com o Design de Som de Fernando Aranha e a mixagem de Bernardo Adeodato favorecem a imersão do espectador naquele limbo fora do espaço-tempo onde a obra se passa. Cada gole de vinho, cada gota de chuva, cada ranger de dentes. Ademais, a trilha sonora original de Clóvis Pereira Filho e Fernando Aranha também merece palmas.

Por fim, após sua estreia na Première Brasil, “ON OFF” continuará sua jornada na 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e tem mais uma sessão no Festival do Rio, maior festival de cinema da América Latina, que acontece de 5 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro.

Serviço:

Sessão aberta ao público seguida de debate
Data: 8/10
Horário: 16h30
Local: Cine Odeon
Endereço: CCLSR – Praça Floriano, 7, Cinelândia

Por fim, leia mais:

Pérola | Um filme emocionante sobre mães

‘Hypnotic – Ameaça Invisível’ é suspense com Alice Braga e Ben Affleck

Notícia Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Tá escrito | Filme com Larissa Manoela estreia em 14 de dezembro

Elenco e equipe contam, em coletiva de imprensa, detalhes sobre o filme.

Publicado

em

coletiva tá escrito

Tá escrito é o novo filme de Larissa Manoela, que estará nos cinemas em 14 de dezembro. O longa, que conta, também, com André Luiz Frambach, Karine Teles e Victor Lamoglia, é uma comédia com direção de Matheus Souza. A produção é da Paris Entretenimento em coprodução com a Globo Filmes e Globoplay, e tem distribuição da Paris Filmes.

A saber, a sinopse é a seguinte: Alice acha que os astros erraram com ela, até que um dia recebe um livro em branco, apenas com instruções que prometem que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. Com o poder de influenciar a todos com as previsões que agora ela tem acesso, Alice se torna um fenômeno online, mas também deixa o mundo ao seu redor de cabeça para baixo.

Para exemplificar, fique com o trailer:

Astrologia

Na última segunda-feira (27), os atores Larissa Manoela, André Luiz Frambach e Karine Teles, e o diretor Matheus Souza participaram de uma coletiva de imprensa para falar um pouco sobre o filme. Além de falarem, claro, de sua ligação com astrologia. A protagonista, por exemplo, que é capricorniana, disse fazer sua revolução solar todos os anos. Já Frambach, aquariano, contou que não entendia muito sobre o assunto. Contudo, por causa do filme e por influência de Larissa Manoela, começou a conhecer.

Por falar em conhecer, Matheus Souza, o diretor, assim como André Luiz, conhecia o básico sobre astrologia. Porém, para escrever o filme (ele também é um dos roteiristas), estudou bastante em livros, vídeos e até conversando com pessoas ligadas à astrologia, estudiosas ou apenas amantes do assunto. Segundo ele, a escolha de conversar também com quem gosta do tema era para possibilitar o entendimento sobre astrologia para todos, e não somente apenas para quem entende profundamente. “É um filme identificável e diferente do que se vê hoje em dia.”, afirmou.

Karine Teles, leonina como o diretor, contou gostar muito de astrologia. Inclusive, disse fazer mapa astral anualmente há muito tempo. “Acho que é um jeito maravilhoso de a gente se conhecer, pensar a respeito da gente mesmo, das nossas relações, dos nossos familiares, dos nossos amores.”, disse a atriz.

poster ta escrito
Imagem: Divulgação.

Comédia para refletir

Tá escrito é declaradamente uma comédia. Todavia, Matheus Souza se preocupou, também, em levar uma mistura de gêneros para o longa. “É um filme que é um evento, porque há uma mistura de gêneros. Foi um esforço para resgatar o público para ir ao cinema assistir filme nacional.”, afirmou o diretor.

Karine Teles, que geralmente não faz comédias no cinema e na televisão, agradeceu por ter sido convidada a fazer esse filme, já que é fã do gênero. Segundo ela, a comédia é um canal de debate. “É um filme que vai trazer muitas reflexões. Acho que rir é um jeito muito bom de pensar sobre a vida, sobre o mundo.”, disse.

Além disso, a atriz ainda disse que é um filme que fará rir pessoas de todas as idades. Inclusive, ela contou que um dos motivos de entrar nesse projeto foram seus filhos, Artur e Francisco. Além de ser um filme que, finalmente, os dois poderão assistir, que já muitos dos trabalhos que faz não são para a idade dos gêmeos, os meninos deram força para a mãe quando ela contou que Larissa estaria no elenco. “A gente já tinha assistido outros filmes da Larissa juntos e quando falei que fui chamada para fazer um filme com ela, eles falaram: ‘Mãe, você tem que fazer’.”, contou.

Larissa Manoela

Sobre a estrela do filme, Karine ainda disse que ficou muito feliz em ver o nível de profissionalismo da atriz. Segundo a atriz, que interpreta a mãe virginiana de Larissa em Tá escrito, Larissa Manoela é muito profissional, séria e dedicada. Além disso, contou Karine, a jovem atriz também é muito comprometida com o trabalho e com as pessoas. Por isso gostou muito de trabalhar com Larissa.

Quem também ficou feliz de trabalhar com a atriz foi André Luiz Frambach. Noivo de Larissa na “vida real”, o ator, que já dividiu a tela com Larissa em Modo avião, conta que adorou a experiência. “É incrível trabalhar com o que a gente ama, que é a arte. E é mais incrível ainda trabalhar com o que a gente ama com quem a gente ama.”, afirmou.

Para Larissa também foi muito especial estar com André Luiz em cena. E, assim como os outros presentes na coletiva, a atriz está muito feliz com o resultado e ansiosa para que as pessoas vejam o filme, que traz diversos aspectos da vida que todas as pessoas passam.

Ficha técnica

TÁ ESCRITO

Brasil | 14 de dezembro de 2023

Direção: Matheus Souza 

Roteiro: Matheus Souza, Thuany Parente e Mariana Zatz

Elenco: Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Caroline Dallaros, Victor Lamoglia, Kevin Vechiatto, Richard Abelha, Hamilton Dias, Emira Sophia, Vittoria Tosi , Thuany Parente.

Participações especiais: Karine Teles e Cazé Pecini.

Produção: Paris Entretenimento 

Coprodução: Globo Filmes e Globoplay

Distribuição: Paris Filmes

Por fim, leia mais:

Quais são os quatro medos que nos impedem de viver? Novo livro da Principium ajuda a identificar e compreender

Xuxa é a artista homenageada da 10ª edição da CCXP 2023

Panini promove sessão de autógrafos e muito mais na CCXP 2023

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências