Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
crítica pacificado
Cinema e StreamingCrítica

Crítica | ‘Pacificado’ prende e emociona

Por
Rodrigo Adami
Última Atualização 29 de março de 2023
3 Min Leitura
Share
SHARE

Para qualquer diretor que se aventure a fazer um “favela movie” é necessária a cautela de não estereotipar os moradores e nem transformar em um filme de tiroteio. Se é uma tarefa já complicada para brasileiros, um norte-americano certamente teria mais dificuldades. Mas Pacificado conta com a direção de Paxton Winters, que viveu por 10 anos no Morro dos Prazeres, Rio de Janeiro. Além disso, foi co-escrita com Wellington Magalhães (morador da comunidade do Morro dos Prazeres) e Joseph Carter que também morou lá por 12 anos. O que ajudou a escapar desses problemas.

O filme conta a história de Tati (Cássia Nascimento), uma menina introspectiva de 13 anos que luta para se conectar com seu estranho pai, Jaca (Bukassa Kabengele), libertado da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” batalha para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre as forças que ameaçam suas esperanças para o futuro.

Foco no drama

O diretor evita as cenas de violência e foca no drama vivido não só pelos protagonistas mas também o da comunidade. Jaca era o chefe do tráfico que resolvia os problemas dos moradores por meios mais pacíficos, já Nelson (José Loreto), o novo chefe, é mais jovem, violento e impulsivo. Tati, tenta ter uma vida normal mas sua mãe, Andréa (Débora Nascimento), acaba não sendo boa para a menina devido seu vício em drogas e falta de dinheiro.

Indo mais além, Pacificado mostra que os maiores vilões vem de fora da favela. A agoniante abordagem policial sofrida por Andréa e Tati, o fornecedor do tráfico que quer aumentar seu lucro e a espetacularização dos confrontos na imprensa estão lá. Os moradores acabam ficando encurralados em um sistema mantido por interesses maiores, e o traficante se torna aquele que traz alguma ordem em meio ao caos.

O “favela movie” feito pela favela

A colaboração da comunidade foi importante para Winters fazer um filme que respeita a identidade dos moradores e da favela. O linguajar e as relações entre os personagens são muito legítimos. Certamente isso ajudou Cássia Nascimento, atriz de primeira viagem e moradora do morro, a manter o nível de atuação diante de atores e atrizes tão formidáveis.

A forma de mostrar os becos, casas e escadarias também nos convida a entrar no morro e entender toda aquela estrutura. Afinal, tudo é muito apertado, janelas são muito próximas, isso talvez ajude a explicar um pouco a união dos moradores e como parece que todos se conhecem tão bem. No fim, a comunidade do Morro dos Prazeres consegue mostrar suas alegrias e dramas com uma história que prende e emociona.

Enfim, Pacificado estreia dia 11 de agosto. Veja o trailer:

Tags:Bukassa Kabengelecrítica pacificadoDébora Nascimentofavela moviesJosé Loreto
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Rodrigo Adami's avatar
PorRodrigo Adami
Estudante de Comunicação Social com foco em Cinema. Além dos filmes, amo quadrinhos e vídeo games, sempre atrás de boas histórias.
2 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

critica Quando a Morte Sussurra 2
Cinema e StreamingCrítica

Quando a Morte Sussurra 2: Terror tailandês chega intenso e com humor

Redação
3 Min Leitura
Mostra A Cidade em Movimento
Cinema e StreamingCulturaEventosNotícias

Mostra “A Cidade em Movimento” | 14ª CineBH recebe inscrições de filmes

Alvaro Tallarico
6 Min Leitura
Bom Garoto
Cinema e Streaming

Terror ‘Bom Menino’ promete surpreender

André Quental Sanchez
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?