Conecte-se conosco

Cinema

Crítica – Rindo à Toa – Humor sem Limites

Publicado

em

Rindo à toa para ficar numa boa

O documentário começa mostrando imagens do Rio de Janeiro nos anos 80. Praia lotada, desbunde. Então vemos diversas figuras como Miguel Falabella, Marcelo Tas, Pedro Cardoso, Regina Casé… De repente, manifestações diversas, o povo na rua. A censura está acabando e uma nova liberdade surge permitindo experimentações variadas e uma explosão cultural, e do humor, protagonista aqui.

O filme Rindo à Toa – Humor sem Limites, dirigido por Cláudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, é uma grande homenagem ao humor brasileiro, especialmente da transição entre a ditadura e a democracia, com enfoque entre 1985 e 2000. Seguimos os filhos do Pasquim, o tablóide Planeta Diário e a revista Casseta Popular, nascendo, tomando forma, e, depois, dando origem ao programa televisivo Casseta & Planeta, que tem grande destaque no longa.

Temos vários depoimentos que elevam o debate como de Marisa Orth, Evandro Mesquita, Cláudio Paiva, Fernanda Young e Boni. A oportunidade de ouvir Marcelo Tas explicar como, junto com Fernando Meirelles, criou o repórter Ernesto Varela, precursor do CQC Brasil.

Acompanhamos o surgimento de bandas que tinham o humor como carro-chefe, Premeditando o Breque, Vexame, Ultraje a Rigor, Blitz.

Laerte e Angeli são um show à parte.

rindo a toa -crítica-filme - vivente andante

foto: Globo Filmes / Divulgação

O mais valoroso do filme é botar em pauta algumas discussões relevantes sobre o limite do humor. Será que tem? Deve ter? Como era nessa época? E como é agora? Como não ofender? A batalha entre politicamente correto e o politicamente incorreto. A busca desse equilíbrio. Mas, humor é para equilibrar? Não é para destoar? Humor é anarquia? Parece que não há limite para criação, mas dá para passar do ponto. Além disso, temos um sistema que absorve tudo, por exemplo, o movimento Punk, hoje é um estilo vendido em lojas, da mesma forma que o hippie.

Programas que trouxeram uma revolução para televisão com novas linguagens como TV Pirata e Armação Ilimitada, que apresentava Zelda (Andréa Beltrão), uma intelectual fora dos padrões estéticos que é a única namorada dos dois heróis, Juba (André di Biasi) e Lula (Kadu Moliterno). A forma como o título deste programa protagonizado por dois surfistas foi escolhido é uma marola. O Programa Legal de Regina Casé, o Sai de Baixo. Vemos mais sobre produções da Globo e as mudanças e inovações que vão se desenrolando. Passamos também pelo humor tosco de Hermes e Renato no final dos anos 90 na MTV Brasil.

No fim, fica uma admiração pelo cômico e suas nuances, o que ontem fazia morrer de rir hoje não tem mais graça. Contudo, o que não tem graça mesmo é a falta de liberdade. E com relação à censura, fica a impressão de que a maior é feita pelo próprio público, pela sociedade, ou seja, a falta de sucesso. Quando agride, passa dos “limites”, a sociedade responde.

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências