“Turma da Mônica Lições” é lindo. Não consegui pensar em outra forma de iniciar essa crítica. Aqui a turma passa por novos desafios, quando Mônica (Giulia Benite em ótima atuação), acaba mudando de escola depois de algumas travessuras da turminha. A partir disso, o filme traz uma jornada de amadurecimento e evolução para os personagens, sejam crianças ou adultos.
O longa-metragem tem tudo para agradar os fãs antigos, bem como os novos, e é daquele tipo indicado para a família toda. Tem como base a obra de Mauricio de Sousa e inspiração na maravilhosa Graphic Novel “Lições” de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.
O diretor Daniel Rezende conduz com carinho essa jornada de amizade e mudanças, onde cada personagem precisa dar algum passo na direção do crescimento. As lições acontecem para crianças e adultos e é sobre as consequências dos atos praticados. O roteiro de Thiago Dottori e Mariana Zatz não deixa a bola cair e a película equilibra dinamismo com muitos momentos engraçados.
Elenco afinado
Giulia Benite (Mônica) traz toda uma fofura e emociona com sua atuação; Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) , Gabriel Moreira (Cascão) exala diversão. Vemos ainda outros personagens da turma, Emilly Nayara (Milena), Lucas Infante (Humberto), Laís Villela (Marina), Vinícius Higo (Do Contra), todos com a dose certa de diversão.
No elenco adulto, Monica Iozzi é destaque ao entregar uma boa Dona Luísa, vivendo as dúvidas e as dificuldades das escolhas de uma mãe; Paulo Vilhena (Seu Cebola) e Fafá Rennó (Dona Cebola) não decepcionam, assim como Luiz Pacini (Seu Sousa).
Ainda por cima temos Gustavo Merighi (Rolo), Camila Brandão (Pipa), Fernando Mais (Zecão) e Isabelle Drummond (Tina) e as participações especiais, e pontuais, de Malu Mader e Augusto Madeira.
Por fim, veja o trailer: