Premiado nos festivais do Rio e de Salvador, o longa O Deserto de Akin estreia nos cinemas no dia 31 de julho. O filme é estrelado por Ana Flavia Cavalcanti e pelo ator cubano Reynier Morales, que venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio 2024, na mostra Novos Rumos. A estreia comercial vem após sua exibição de abertura no 32º Festival de Vitória, onde também integra a mostra competitiva de longas nacionais.
Com direção de Bernard Lessa, o drama foi rodado no Espírito Santo, passando por municípios como Vitória, Vila Velha, Aracruz e Nova Almeida. Inspirado em histórias reais, o roteiro acompanha Akin, um médico cubano atuando no programa Mais Médicos, prestes a ser encerrado após as eleições de 2018.
Aliás, confira nossa conversa exclusiva com Reynier Morales:
No enredo, Akin se vê diante de uma difícil decisão: retornar para Cuba ou permanecer no Brasil. Durante essa encruzilhada, ele desenvolve uma intensa conexão com Érica (Ana Flavia) e Sérgio (Guga Patriota), moradores da comunidade indígena onde atua. A produção também conta com Welket Bungué e Patricia Galleto no elenco.
O diretor Bernard Lessa, conhecido por títulos como A Matéria Noturna (2021), imprime sua marca poética e humanista: “Meu cinema versa sobre amor, amizade, dor e ética – sobre dedicar a vida a algo maior do que você mesmo”, afirma.
Com distribuição da Retrato Filmes, O Deserto de Akin passou por eventos como o Festival de Havana e o Panorama Internacional Coisa de Cinema, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro. O longa é uma produção da Rede Filmes em coprodução com a Ladart Filmes.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !