Conecte-se conosco

Notícias

Conheça os 5 destinos brasileiros mais indicados para ver o céu estrelado

Pensando no Dia Mundial da Astronomia, descubra os destinos brasileiros mais recomendados para a observação de estrelas

Publicado

em

Rio de Janeiro é o destino no Reveillon. Destinos brasileiros bons.

Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que mais da metade (56%) dos viajantes brasileiros buscam férias ‘desconectadas’, em que possam fugir da realidade. Considerando que, no Brasil, o Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 8 de abril, a plataforma fez um levantamento de dados e descobriu os destinos brasileiros mais recomendados por viajantes do país para a observação de estrelas*, ideais para quem quer sair um pouquinho do planeta Terra e admirar a grandiosidade do universo e seus corpos celestes.

1) CaraívaBahia

Caraíva, charmoso vilarejo praiano, lidera o ranking quando o assunto é observar o céu estrelado. Localizado em Porto Seguro, na Bahia, o destino tem um clima sereno (a não ser nos meses de alta temporada), com ruas de areia e acessível por meio de barco, ou seja, carros não circulam por ali. O lugar é ideal para curtir a natureza de forma sossegada, visitar as praias, as construções coloridas, dar um mergulho no Rio Caraíva e, claro, se esbaldar na gastronomia baiana. A luz elétrica chegou no destino há pouco tempo, o que dá a dimensão dessa atmosfera mais rústica do local, mas ela não atrapalha em nada quem quer olhar para o céu à noite para observar as estrelas. Para a hospedagem, uma boa opção é a Pousada Vila Verde Caraíva, que possui o selo Viagem sustentável da Booking.com, a 300 metros da Praia de Caraíva.

2) Rio de JaneiroRio de Janeiro

Única capital presente no top 5, o Rio de Janeiro é um destino completo: com bastante agitação e oferta de atrações, para quem não abre mão de um roteiro cheio de atividades; e, por outro lado, a cidade é rodeada por uma natureza exuberante, com suas montanhas, florestas e, claro, as praias. Para os interessados em astronomia, a cidade possui seu próprio planetário, com um museu dedicado ao assunto, sessões de cúpula, com projeções imersivas, e uma atividade semanal de observação do céu. Os apartamentos da Leblon House IV ficam a uma curta distância do planetário e a 600m da Praia do Leblon.

3) JericoacoaraCeará

Eleita a segunda melhor praia do Brasil por uma pesquisa da Booking.com, Jericoacoara é uma delícia de destino, que reúne um centrinho descolado com excelentes restaurantes, pousadas charmosas, praias, passeios por dunas, lagoas de águas cristalinas e até um mangue seco. Assistir ao pôr do sol em Jericoacoara já virou atração turística e vale curtir o resto da noite observando as estrelas, afinal, é o terceiro destino nacional mais indicado para a atividade de acordo com a opinião dos viajantes brasileiros. Uma dica de acomodação é a pousada Vila Kalango, com selo Viagem Sustentável da Booking.com, com quartos de madeira e tijolos de barro, para um ambiente mais rústico, e um restaurante com vista para o mar.

4) Alto Paraíso de GoiásGoiás

O vilarejo de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, é porta de entrada do famoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se predomina o cerrado de altitude. É um dos destinos brasileiros perfeitos para quem quer fazer uma imersão na natureza durante as férias, com centenas de cachoeiras e oferta de esportes e atividades ao ar livre, como trilhas, tirolesa, rapel e rafting, além de ser conhecido por seu lado místico. Longe de ambientes urbanos, São Jorge fica mais isolado e, portanto, é um ótimo local para observar estrelas à noite. Uma dica é visitar o Mirante da Estrela, onde as pessoas assistem ao pôr do sol e admiram o céu estrelado. A Pousada Caminho Das Cachoeiras é uma boa opção para quem se hospeda em São Jorge, localizada a 400 metros do parque nacional.

5) Fernando de NoronhaPernambuco

Fernando de Noronha é um dos destinos brasileiros que figura nas listas de desejo de muitos viajantes, afinal, as paisagens naturais do arquipélago pernambucano são paradisíacas. Por ali, as atrações são focadas na natureza, como passeios de barco ou canoa, tours de mergulho ou snorkel, observação de animais, trilhas, piscinas naturais e praias. Além disso, o destino completa o top 5 dos mais recomendados para observação de estrelas, então vale incluir na agenda para não esquecer de tirar um tempinho à noite para admirar o universo e, quem sabe, conseguir boas fotos da Via Láctea. Quem visita o arquipélago pode se hospedar na Pousada Moana, que possui um jardim e alguns quartos com varanda com vista das montanhas.

*A pesquisa Previsões de Viagem para 2023 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planejava viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 pessoas em 32 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2022.

**Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros para observar estrelas.

Ademais, veja mais:

Roteiro Terra e Mar passa por Paraty e Mamanguá

355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura

Rio de Janeiro e Búzios entre os destinos mais procurados no Carnaval

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante

‘Meu Vizinho Adolf’ aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.

Publicado

em

Após a Segunda Guerra Mundial muitos nazistas se refugiaram na América do Sul, algo que já foi abordado das mais diversas formas no cinema. Meu Vizinho Adolf, traz o tema novamente agora colocando um suposto Hitler como vizinho de um judeu que sofreu com o Holocausto. Um tema delicado que o diretor Leon Prudovsky consegue tratar bem e com um tom de humor mais discreto.

Mr. Polsky (David Hayman) perdeu toda sua amada família e decidiu viver isolado em uma velha casa na Argentina. Sua paz termina quando Mr. Herzog (Udo Kier), um alemão irritadiço, se muda para a casa ao lado. A aparência e o comportamento dele fazem com que Polsky desconfie que seja Adolf Hitler disfarçado.

Um clima triste mas que ainda nos faz rir

O personagem de Hayman passou anos evitando contato humano, sequer aprendeu espanhol, ele carrega uma dor que aperta o coração desde o início. Ainda, assim ele é um velho teimoso e também ranzinza do tipo que nos faz rir. Ao colocar na cabeça que seu vizinho é o próprio Führer, ele tenta alertar as autoridades sem sucesso.

Com isso Polsky começa a estudar a figura funesta para poder provar sua teoria. Todas as brigas e tentativas de invasão e espionagem são divertidas, não é aquele humor de fazer gargalhar e provavelmente não era essa a intenção do diretor. Conforme o filme avança, ambos vão criando uma amizade que obviamente é extremamente incômoda para Polsky. Mas ele começa a achar que estava errado até encontrar provas um pouco mais substanciais.

Um filme simples mas bem feito

Meu Vizinho Adolf não é um longa que exige cenários grandiosos, é tudo muito simples, são poucas locações. O foco são as atuações de David Hayman e Udo Kier que consegue cativar. Ambos os personagens carregam um passado cruel e toda a dor que eles sentem é revivida com força no final. A comédia fica um pouco de lado para falar de algo sério de forma acertada. Ao final temos um bom filme que consegue mostrar a crueldade do nazismo sem ter que colocar nenhuma cena pesada demais.

Estreando hoje nos cinemas brasileiros, Meu Vizinho Adolf é uma boa opção para quem quer fugir dos pipocões. Fique com o trailer:

Por último, leia mais:

Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ

Três Verões | Crítica social que tem a ver com momento do Brasil

Entrevista | ‘A Ruptura’, documentário do diretor Marcos Saboya, aborda a corrupção

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências