O diretor Denis Villeneuve confirmou que Duna 3 já está em fase de escrita e adiantou que a produção pode começar em 2026. A nova sequência, baseada no livro O Messias de Duna, de Frank Herbert, encerrará a jornada de Paul Atreides e marcará a última contribuição de Villeneuve para a franquia.
Em entrevista ao Deadline, o cineasta declarou: “Estou na fase de escrita agora. Vou voltar para trás das câmeras mais rápido do que imagino, para contar a história que vai finalizar o arco de Paul Atreides”.
Villeneuve também comentou sobre o desafio de adaptar O Messias de Duna, destacando a diferença de tom e abordagem narrativa. “Como Herbert fez com O Messias de Duna, acho que será uma excelente ideia fazer algo completamente diferente. A história se passa cerca de 12 anos após os eventos de Parte Dois. A jornada e o contexto dos personagens são diferentes desta vez, e é por isso que sempre digo que, embora seja o mesmo universo, será um novo filme com novas circunstâncias”, explicou o diretor.
Duna 3 promete abordagem renovada
Com o sucesso de Duna: Parte Dois, que arrecadou mais de US$ 700 milhões mundialmente e foi o maior sucesso de bilheteria de 2024 até ser superado por Divertida Mente 2, a expectativa em torno da nova sequência é alta. Villeneuve destacou que deseja manter a qualidade das adaptações e garantir que Duna 3 honre o material original.

O diretor também reforçou que, apesar de avançar com o projeto, ele não quer apressar o processo. “Esses filmes levam muito tempo para serem feitos, então é melhor não anunciar datas com tanta antecedência”, disse Villeneuve.
Outro ponto levantado pelo cineasta é a possibilidade de um futuro para a franquia, mas sem sua direção:
“Acho uma boa ideia plantar algumas sementes em O Messias de Duna para que, se alguém quiser continuar a história depois, isso seja possível. Esses livros são incríveis, mas se tornam cada vez mais esotéricos, tornando a adaptação um desafio maior. Não fecharei a porta para o futuro da saga, mas não será comigo”, declarou.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
Com Villeneuve no comando, Duna 3 promete ser uma conclusão épica para a trilogia e, ao mesmo tempo, deixar espaço para que outros cineastas expandam ainda mais o universo criado por Frank Herbert.



