Inspirado pela busca de Adriana Vieira Lomar pela identidade de sua trisavó escravizada, o livro que venceu o Prêmio Kindle de Literatura em 2022 agora chega em edição impressa. Diante da negação de sua ancestralidade africana, Adriana empreendeu esforços para desvendar a identidade de sua trisavó, uma negra alforriada cujos rastros foram virtualmente apagados dos registros familiares. A falta de informações gerou grande incômodo na autora, que decidiu atribuir à mulher um nome significativo: Ébano, em referência à árvore cuja madeira escura é valiosa.
No entanto, nomear não foi suficiente para Adriana. Sentindo a necessidade de construir uma narrativa em torno de sua trisavó, ela deu vida a “Ébano sobre os canaviais”. Vencedor do Prêmio Kindle de Literatura em 2022 e agora publicado em formato impresso pela editora José Olympio, o livro não apenas conta a história de Ébano, mas também provoca reflexões profundas sobre as diversas experiências em uma sociedade brasileira enraizada em estruturas preconceituosas.
A sinhá e o senhor foram ao cartório acompanhados de Ébano. Assinada a alforria, o lugar escolhido por Ébano para comemorar a nova conquista foi a sala de aula. Lá, tendo sinhá Anita como ouvinte, deu uma aula de literatura e apresentou textos infantis para os alunos. A turma já estava alfabetizada
(Ébano sobre os canaviais, pg. 123)
Diferentes arcos
A obra, composta por capítulos curtos, descreve a jornada de uma mesma família em dois períodos históricos distintos. No século XIX, os leitores testemunham a vida de José, um jovem imigrante português que se apaixona por Ébano, uma negra liberta da escravidão. Apesar de seu amor, os dois são forçados a se separar para que o filho deles se torne um senhor de engenho. Na contemporaneidade, a autora apresenta Maria Antonieta, uma mulher racista e privilegiada que nunca se preocupou em conhecer seus antepassados.
A narrativa se desdobra por diferentes arcos, incluindo o de Anita, sinhá que luta para melhorar as condições de vida dos escravizados. Embora esconda suas ações do marido, ela toma decisões para diminuir a violência contra os escravos, mas, aprisionada em uma relação dominada pelo patriarcado, precisa se submeter à realidade para sobreviver.
Por fim, Adriana Vieira Lomar, por meio deste livro, busca criticar o apagamento histórico que sofre a população afro-brasileira e destacar as consequências do patriarcado e do capitalismo.
FICHA TÉCNICA
Título: Ébano sobre os canaviais
Autora: Adriana Vieira Lomar
Editora: José Olympio
ISBN: 978-6558471370
Páginas: 240
Preço: R$ 59,90 (formato físico) | R$ 23 (e-book)
Onde encontrar: Amazon | Livraria da Vila | Livraria da Travessa