As Edições Sesc lançam a versão impressa do livro Refazenda: o interior floresce na abertura da fase “Re” de Gilberto Gil, obra que faz parte da coleção Discos da Música Brasileira. Escrito pela jornalista e pesquisadora musical Chris Fuscaldo, o livro investiga a vida e a obra de Gilberto Gil com foco no álbum que inauguraria sua inspirada trilogia: Refazenda, de 1975.
Além de entrevistas com Gil, outros músicos e produtores, o livro reúne uma pesquisa de fôlego por todo material já publicado sobre compositorpara recontar histórias, memórias e experiências vividas na criação do álbum. O lançamento acontece no dia 22 de julho, segunda-feira, a partir de 19h, na Livraria da Travessa unidade Botafogo, com bate-papo com a autora Chris Fuscaldo, seguido de sessão de autógrafos.
O jornalista e crítico musical Lauro Lisboa Garcia, organizador da coleção Discos da Música Brasileira, e que assina o prefácio, destaca a pesquisa feita pela experiente autora: “Chris Fuscaldo, que já mergulhou nas searas discobiográ?cas dos Mutantes e da Legião Urbana, amarrou agora seu arado aos torrões estelares do sítio de Gil, com reverência e relevância. Seu relato traz entrevistas com ele e ‘falas de outros tempos’ para recontar a história de um dos discos mais representativos da música brasileira dos anos 1970, com canções que vão se refazendo sem perder o viço, na memória e nas vozes de outros intérpretes, mesmo sem tocar no rádio”.
Sobre a coleção Discos da Música Brasileira
A coleção Discos da Música Brasileira é uma série de livros lançados inicialmente em e-book e que vem sendo gradativamente disponibilizada em formato físico. Apresenta, em cada volume, a história de um importante álbum que marcou a música, seja pela estética, por questões sociais e políticas, pela influência sobre o comportamento do público, como representantes de novidades no cenário artístico ou, também, por seu impacto no mercado fonográfico. A coleção tem organização de Lauro Lisboa Garcia.
Atualmente com cinco volumes lançados em e-book e quatro com versões físicas, a coleção se iniciou com a publicação digital Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco? do jornalista e crítico musical José Teles, que destrincha o álbum de Chico Science & Nação Zumbi, um dos mais representativos da cena manguebeat. O segundo volume da coleção é o livro Acabou chorare: o rock’n’roll encontra a batida de João Gilberto, do jornalista e escritor Marcio Gaspar, que analisa o icônico álbum dos Novos Baianos. Já a terceira obra é o África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver, da jornalista e pesquisadora musical Kamille Viola. O quarto livro é O canto da cidade: da matriz afro-baiana à axé music de Daniela Mercury, do jornalista e produtor cultural Luciano Matos, além do já citado Refazenda.
Sobre a autora
Chris Fuscaldo é jornalista, pesquisadora musical, mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, também é autora dos livros Discobiogra?a legionária (LeYa, 2016), Discobiogra?a mutante: álbuns que revolucionaram a música brasileira (Garota FM Books, 2018), Viver é melhor que sonhar: os últimos caminhos de Belchior (Sonora, 2021 – com Marcelo Bortoloti) e De tudo se faz canção: 50 anos do Clube da Esquina (Garota FM Books, 2022 – com Márcio Borges). Membro da Academia Niteroiense de Letras, acompanhou Gilberto Gil de 2019 a 2022 e assinou a curadoria do museu O Ritmo de Gil, lançado no Google Arts & Culture.
Serviço
Lançamento do livro Refazenda: o interior floresce na abertura da fase “Re” de Gilberto Gil
Bate-papo com Chris Fuscaldo, seguido de sessão de autógrafos.
Data: Segunda-feira, 22 de julho
Horário: A partir de 19h
Local: Livraria da Travessa Botafogo
Endereço: R. Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo
POR FIM, LEIA MAIS:
Cultura sem Fronteiras lança e-book ‘Refugiados e Migrantes – Gente como a Gente’
Festival Filmes Incríveis tem início em agosto
‘Ponciá Vivêncio’, de Conceição Evaristo, ganha adaptação teatral