Conecte-se conosco

Cinema

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – 16 anos terá exibições gratuitas

Publicado

em

Mariana Jaspe - Borboletas Filmes & Pombagens. Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - 16 anos

O 16º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, com o tema “Uma Viagem através das Raízes, dos Olhares e das Conexões” acontece entre os dias 24 de outubro e 01 de novembro em diversos locais importantes do Rio de Janeiro.

A edição deste ano traz o tema “Uma Viagem nas Raízes, Olhares e Conexões,” com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a África por meio de suas conexões culturais. A curadoria, liderada por Laza Razanajatovo e um coletivo de cineastas, recebeu mais de 730 inscrições, estabelecendo um recorde.

Madagascar

A abertura do evento apresentará dois filmes africanos, um de Madagascar e outro da Tanzânia, juntamente com o filme “Deixa”, dirigido por Mariana Jasper. A edição deste ano também marca uma parceria entre o Centro Afro Carioca e o Encontro de Filmes Curtos de Madagascar, incluindo exibições especiais e uma residência dedicada à animação stop motion. A programação inclui a exibição do filme “Alma no Olho” de Zózimo Bulbul, que celebra seu 50º aniversário e aborda a história da África antes da invasão europeia até a vida dos negros na sociedade brasileira.

Essa nova relação reforça o compromisso com a diversidade e o alcance global do Encontro de Cinema Negro. Além disso, está previsto um intercâmbio cultural entre cineastas de Madagascar e o Brasil, fortalecendo os laços entre os dois países. O evento celebra a importância de estudar o passado para preservar o futuro.

Onde?

O evento será realizado em diversos espaços na cidade do Rio de Janeiro, incluindo o Cine Odeon, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), além do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Parte da programação será levada ao Centro Cultural Leão Etíope do Meier, um espaço importante na Zona Norte.

O Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul também oferece atividades formativas durante o Encontro de Cinema Negro, através do Gira Afro.Lab, que tem o objetivo de fortalecer a inserção de projetos com narrativas negras no circuito comercial do audiovisual brasileiro. Além disso, o Encontro contará também com pitching e uma premiação de R$5 mil para o projeto que ficar em 1° lugar, e consultoria para o 2° e 3° lugares, e a imersão em animação para 10 pessoas.

Serviço

16ª Edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

Entre os dias 24/10 e 01/11

Locais de exibição

Cine Odeon – Praça Floriano, 7 – Centro, Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro

Museu de Arte Moderna (MAM) – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro

Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) – Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro

Leão Etíope – R. Dias da Cruz – Méier, Rio de Janeiro

Entrada: Gratuita

Ademais, veja mais:

‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma

Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente

Festival do Rio 2023: Othelo, o Grande e a Resistência Negra na Cinelândia

Cinema

Karim Aïnouz lança filme no Festival de Cannes

Seleção do thriller erótico, filmado inteiramente no Ceará, marca a segunda participação consecutiva do cineasta na mostra principal do festival.

Publicado

em

O cineasta Karim Aïnouz vai retornar pelo segundo ano consecutivo à competição oficial do Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 14 e 25 de maio. Desta vez, o diretor desembarcará na cidade francesa com Motel Destino, longa-metragem filmado inteiramente no Ceará, seu estado natal. Em 2023, o diretor concorreu com Firebrand, seu primeiro projeto em língua inglesa.

O thriller erótico, que marca a sexta passagem de Aïnouz pelo evento, um recorde no cinema nacional, traz como protagonistas Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção. O longa fará sua estreia mundial no festival no dia 22 de maio, às 22h30.

Erotismo rebelde

Elemento recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo deste oitavo longa de ficção do diretor. Ele apontou suas lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, que dão a tônica visual-narrativa da nova obra. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Sinopse Oficial

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Fique, portanto, com o teaser do filme:

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Transe’ | Crítica

Aumenta que é rock ‘n roll’ traz nostalgia gostosa | Crítica

Crítica: A Paixão Segundo G.H.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading