Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e um cenário promissor no setor privado de educação, o Brasil vive um momento estratégico para repensar o papel da escola, do jovem e do voluntariado no desenvolvimento do país. Dados operacionais do 2º trimestre, ações da Junior Achievement Rio de Janeiro (JA Rio) e o envolvimento de mais de 200 mil voluntários mostram como iniciativas educacionais estão crescendo, inovando e colhendo resultados concretos.
JA Rio aposta em transformação social com apoio de voluntários
A Junior Achievement, uma das maiores organizações de empreendedorismo juvenil do mundo, realizou na última semana o evento “Dia D Voluntariar 2025”, com foco em celebrar e ampliar a atuação de voluntários na transformação de jovens brasileiros. Só em 2024, mais de 200 mil jovens foram impactados por ações da instituição em todo o país, segundo a presidente da JA Rio, Graziella Castilho.
“A JA promove um futuro mais promissor ao incentivar a autonomia de jovens através da educação empreendedora. Os voluntários são parte fundamental desta missão”, destacou Graziella.
Na ocasião, os homenageados foram agraciados com certificados e depoimentos emocionantes sobre suas experiências em sala. A iniciativa reforça como o voluntariado é um pilar que complementa o ensino tradicional e amplia horizontes para estudantes da rede pública.
Enem 2025: Atualidades e tecnologia entre os temas em destaque
Enquanto o Enem 2025 se aproxima, professores e instituições reforçam a importância de acompanhar temas da atualidade como inteligência artificial, voluntariado jovem, transição energética, fome e desenvolvimento sustentável. Além disso, habilidades de leitura crítica, interpretação de texto e domínio de estatísticas se tornam essenciais.
Especialistas vêm destacando os principais tópicos de atenção e a importância da interdisciplinaridade, com foco em ciências humanas e natureza. A inclusão de novas competências e o incentivo ao pensamento crítico mostram um Enem mais conectado com o mundo contemporâneo.
Setor educacional se destaca com crescimento no 2T25
O setor privado de educação também mostra resiliência e fôlego para crescer. No segundo trimestre de 2025, grandes grupos educacionais relataram aumento de receita, controle de inadimplência e foco em digitalização e expansão.
A Cogna Educação, por exemplo, registrou uma elevação de sua margem EBITDA e redução de despesas operacionais. A Ânima Educação e o grupo Ser Educacional também divulgaram balanços positivos, apostando em cursos híbridos, formação tecnológica e parcerias com empresas.

Além disso, o número de matrículas no ensino superior apresentou leve alta, puxado pelo crescimento em cursos de tecnologia e saúde. A educação corporativa também ganha espaço, indicando um movimento de requalificação da força de trabalho brasileira.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



