Monday, November 28, 2022

Do outro lado do mar | Espetáculo realiza temporada no Teatro Poeirinha

A partir de 06 de outubro, o público carioca terá acesso à primeira montagem brasileira de “Do outro lado do mar”, texto inédito da aclamada autora salvadorenha Jorgelina Cerritos. Dirigido por Marcio Meirelles, que estreou a peça no começo do ano em Salvador, terra natal dele e dos atores Andrea Elia e Edu Coutinho, o espetáculo aporta no Teatro Poeirinha até o dia 30 de outubro contando ainda com trilha sonora executada ao vivo por Ramon Gonçalves.

Montada em países como Cuba, Guatemala, Costa Rica e Estados Unidos, a peça ganhou sua primeira tradução para o português pelas mãos de Edu com a colaboração de Marcio. Montada pela Companhia Teatro dos Novos junto ao Toró Teatro, essa é também a primeira versão no país de uma obra de Jorgelina que, em 2010, conquistou o importante prêmio Casa de las Américas pela dramaturgia deste texto, originalmente intitulado “Al otro lado del mar”.

A trama se desenvolve em uma praia deserta, onde tem um balcão de atendimento de um cartório municipal. Ali, uma funcionária pública dedicada e prestes a se aposentar espera sozinha alguém que apareça precisando do seu trabalho. De um barco chega um homem jovem, sem nome ou sobrenome, que não sabe onde nasceu, em busca da emissão de um documento que comprove a sua existência. Assim surge uma história carregada de poesia que, com aparente simplicidade, provoca uma profunda reflexão sobre o trabalho, a solidão e a identidade.

Aliás, assista ao teaser do espetáculo:

“A peça parte do conflito de um jovem personagem que, por não ter certidão de nascimento, oficialmente não existe. Embora pareça absurda, essa situação é realidade para 3 milhões de brasileiros e brasileiras que, sem registro civil, não têm acesso aos direitos mais básicos, como por exemplo o atendimento nos sistemas de saúde e educação”, comenta o ator Edu Coutinho. Ele lembra que, além do sentido literal do documento de identificação, o conceito de identidade aparece na obra em seus múltiplos significados e simbologias.

“É um texto que capta o público pela beleza, pela poesia, e que aos poucos vai o fazendo pensar sobre os diferentes lugares sociais que as pessoas ocupam ou são levadas a ocupar”, ressalta.

SERVIÇO:

“DO OUTRO LADO DO MAR”

Temporada: 06 a 30 de outubro
Quando: 5ª a Domingo
Horários: Quinta a sábado às 21h, Domingo às 19h
Local: Teatro Poeirinha
Endereço: Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Rio de Janeiro
Informações: (21) 2537-8053

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)
Link para compra de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/77135/d/160982/s/1071265
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos

Ademais, veja mais:
Joice Terra apresenta show ao vivo do álbum ‘De(Vagar)’ gratuitamente no YouTube
Crítica | ‘Moonage Daydream’ é experiência cinematográfica musical e transcendental
Veja o novo clipe em animação do Kaialas | Preto de Azul

Escreve o que achou!