O grupo Afrolaje apresenta, ao longo de 2024, um evento cultural que celebra a dança e a música de matriz afro-brasileira na Praça Agripino Grieco, no Méier, Rio de Janeiro. A programação ocorre no último domingo de cada mês, de janeiro a novembro, e traz manifestações como o jongo, a capoeira e o samba de roda. A próxima edição será no dia 24 de novembro, domingo, a partir das 16h, com entrada gratuita.
Idealizado pela atriz, professora e coreógrafa Flavia Souza, em parceria com Ivan Karu, o projeto nasceu em 2012 e promove o reconhecimento, valorização e preservação da cultura afro-brasileira. Os eventos no Méier sempre atraem bastante gente. Além das apresentações artísticas, o Afrolaje trabalha com inclusão, políticas públicas e educação, levando suas atividades para escolas como parte da aplicação da Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar.
“Nosso foco vai além do jongo, capoeira e samba de roda. Queremos desmistificar construções históricas, fortalecer a autoestima e promover o empoderamento das mulheres dentro e fora do grupo. É uma luta contínua contra o racismo e pela preservação das tradições”, destaca Flavia Souza.
Serviço
- Data: 24 de novembro de 2024, domingo
- Horário: 16h
- Local: Praça Agripino Grieco – Rua Dias da Cruz, s/n°, Méier, RJ
- Atividades: Jongo, capoeira e samba de roda com o grupo Afrolaje
- Entrada: Gratuita
Para outras dicas do Méier, siga-nos e confira outras informações culturais em @viventeandante