O Memorial às Vítimas do Holocausto apresenta a exposição Onde as Borboletas Não Habitam. O evento teve início no último sábado, 13 de julho. Baseada no livro homônimo da autora Luciane Bonace, a mostra gratuita dá luz aos eventos que aconteceram no campo de concentração de Terezin, localizado na atual República Tcheca, durante a Segunda Guerra Mundial.
A exposição narra a história comovente de crianças e adolescentes que enfrentaram o nazismo com arte, apoiados por educadores, artistas e líderes judaicos. Os desenhos, que serviram de base para o livro e para a exposição, apresentam um olhar sensível e poético do contexto de violência naquele período.
História
Entre 1940 e maio de 1945, Terezín foi um lugar de fome, doenças e morte. Mas mesmo diante desse cenário, crianças e adolescentes, com o apoio de professores, cuidadores, artistas e líderes judaicos, resistiram à opressão nazista. Através do desenho, pintura, teatro, música, poesia e revistas, eles criaram um legado de resistência e humanidade, afirmando: “Nós estivemos aqui, sentimos medo, vimos o horror, morremos em Auschwitz e outros campos do Leste”.
“Onde as Borboletas Não Habitam” possui curadoria de Luciane Bonace e co-curadoria de Karen Zolko e Fanny Feigenson Grinfeld.
Memorial às Vítimas do Holocausto
O Memorial às Vítimas do Holocausto está localizado no Parque Yitzhak Rabin, no Mirante do Pasmado, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Abriga um monumento a céu aberto de cerca de 20 metros de altura que é dividido em blocos que representam os Dez Mandamentos, com destaque para o “Não Matarás”.
Instalada no subsolo do monumento, o visitante encontra uma exposição permanente que apresenta as memórias e os relatos de vítimas e sobreviventes, em uma experiência imersiva com conteúdos interativos.
Serviço
Onde as Borboletas Não Habitam
Local: Memorial às Vítimas do Holocausto – Mirante do Pasmado
Endereço: Al. Embaixador Sanchez Gavito, s/nº Botafogo – Rio de Janeiro – RJ (acesso pela Rua General Severiano)
Funcionamento: de quinta a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita.
Horário de funcionamento do Parque Yitzhak Rabin: Todos os dias, de 8h às 22h.
POR FIM, LEIA MAIS:
Antonia Medeiros lança álbum autoral
‘Ponciá Vivêncio’, de Conceição Evaristo, ganha adaptação teatral
‘Votos’, documentário de Ângela Patrícia Reiniger, estreia no dia 25 de julho