A ONG Favela Mundo está comemorando 14 anos de atuação com uma ação especial que levará 30 alunos de diferentes comunidades do Rio de Janeiro ao teatro. No próximo domingo (29/09), os jovens terão a oportunidade de assistir gratuitamente ao monólogo “Eu Sou um Hamlet”, estrelado pelo filósofo, escritor e diretor Rodrigo França, que já coordenou oficinas na instituição. O espetáculo, em cartaz no Teatro Ipanema Rubens Corrêa, aborda questões sobre a condição humana e o racismo, sob a perspectiva de um homem negro contemporâneo, e tem direção de Fernando Philbert.
No papel de Hamlet, Rodrigo França compartilha sua visão sobre as complexidades da vida e os desafios que o racismo impõe, oferecendo uma reflexão atual sobre temas sociais importantes. França, que já foi coordenador da Favela Mundo, destaca a importância de sua relação com a ONG:
“Tenho muito orgulho da parceria que tenho com a Favela Mundo. Sei o quanto a arte salva. Então, faço questão que a ONG esteja em todos os meus espetáculos”, afirmou o artista, reforçando seu compromisso com a instituição.
Favela Hope
A princípio o Favela Mundo começou como um projeto cultural em 2009, e, devido ao impacto positivo, tornou-se uma organização sem fins lucrativos em 2010, com o objetivo de levar cultura e cidadania a moradores de áreas de vulnerabilidade social no Rio. Desde então, atendeu mais de 12 mil crianças e adolescentes com oficinas de teatro, música e dança, além de 7 mil jovens e adultos que participaram dos projetos Favela Hope e Arte Gerando Renda, capacitando-os para o mercado audiovisual, carnaval e estética.
Por fim, com o apoio da Prefeitura do Rio e de diversas empresas, a Favela Mundo já beneficiou moradores de 183 comunidades da capital e da Baixada Fluminense. A entidade também possui reconhecimento internacional, tendo representado o Brasil em eventos da ONU e participado de encontros sobre pedagogia, cultura e cidadania em países como Marrocos, México e Cuba. Em 2024, a Favela Mundo foi apresentada como Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades pela ONU, no World Cities Day, realizado em Nova Iorque.
Por fim, veja:
Aliás, saiba que gênero musical vem se destacando na Deezer com 3 faixas no Top 10
Lançamento da música ‘Deus e Eu’, de Alex Harlei, agita as plataformas de streaming