Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Livro mais lido do Brasil
Literatura e HQ

Feira Literária de Queimados reúne Rogério Casanova, samba, slam e cosplay neste fim de semana

IV FLIQ acontece nos dias 28 e 29 de agosto, com programação gratuita que reúne escritores, artistas, estudantes e manifestações da cultura popular na Baixada Fluminense

Por Redação
Última Atualização 26 de agosto de 2026
7 Min Leitura
Share
Imagem de Dariusz Sankowski
SHARE

A literatura vai ganhar novos ritmos e linguagens em Queimados neste fim de semana. Nos dias 28 e 29 de agosto, o município recebe a IV Feira Literária de Queimados – FLIQ 2026, com uma programação gratuita que vai além dos livros e reúne teatro, música, samba, poesia falada, cinema, arte urbana, cosplay e atividades protagonizadas pelos estudantes da rede municipal.

Promovida pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a feira acontece no Ginásio Metodista e tem como tema “Raízes que contam histórias; Leituras que transformam o mundo!”. A proposta desta edição é usar a literatura como ponto de partida para discutir identidade, memória, pertencimento e transformação social.

A programação reunirá escritores, pesquisadores, artistas, educadores e estudantes, com palestras, mesas de debate, espetáculos, oficinas, lançamentos de livros, contação de histórias e espaços interativos. A entrada será gratuita nos dois dias.

Idealizada como uma política de democratização do acesso à cultura, a FLIQ busca aproximar a comunidade escolar dos artistas e da população da cidade. O evento também coloca os próprios moradores e estudantes como parte central da programação, especialmente nas atividades e competições que encerram a feira.

O escritor Bruno Black será o patrono da edição de 2026. A escolha dialoga diretamente com uma das propostas da feira: incentivar crianças, adolescentes e adultos a reconhecerem seus talentos e encontrarem na palavra escrita e nas artes possibilidades de expressão e emancipação.

A ideia é sintetizada pelo lema associado ao homenageado: “Se tens um dom, seja”.

Ao longo da programação, o público também poderá acompanhar encontros com nomes como o ator Rogério Casanova, as autoras Silvana Gontijo e Verônica Cunha, o pesquisador do carnaval Phellipe Patrizi e o Coletivo Mulheres do LER.

A presença desses convidados amplia o alcance da feira para diferentes áreas da produção cultural e educacional, aproximando a literatura de temas que atravessam o cotidiano, a memória e a formação de novas gerações.

A tradição carnavalesca terá espaço de destaque na Feira Literária de Queimados com a participação do segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos da Ponte, Joana Falcão e Emerson Faustino.

A presença dos dois aproxima o universo do samba da proposta central do evento. Afinal, a literatura não aparece na FLIQ apenas como livro, mas como parte de uma rede maior de narrativas, memórias e manifestações culturais.

Para o casal, participar da programação representa uma oportunidade de levar a arte do carnaval para um evento voltado à cultura e à educação na Baixada Fluminense.

“Receber esse convite para levar a nossa arte para a Feira Literária de Queimados é uma honra imensa. O samba e a literatura caminham juntos na preservação da nossa memória e identidade. Apresentar o pavilhão da Unidos da Ponte em um evento tão relevante na Baixada Fluminense nos enche de orgulho e nos motiva a dar o nosso melhor sempre.”

A programação também contará com o Corpo Técnico Coreográfico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O encerramento ficará por conta da Orquestra Big Band da Escola de Música Villa-Lobos.

Um dos diferenciais da IV FLIQ está no protagonismo dos alunos da rede municipal de ensino. O segundo dia da feira, em 29 de agosto, será marcado pelas finais das maratonas escolares desenvolvidas a partir da proposta de Aprendizagem Criativa.

Os estudantes chegam à etapa decisiva após atividades realizadas em diferentes linguagens artísticas. As finais envolvem Slam, Redação, Curta-Metragem e Cosplay, colocando lado a lado poesia falada, produção audiovisual, escrita e cultura pop.

A iniciativa transforma a feira em uma vitrine para o trabalho desenvolvido pelos jovens de Queimados e reforça a ideia de que a formação cultural pode ultrapassar os limites tradicionais da sala de aula.

Além das competições, os dois dias terão mesas redondas, contação de histórias, troca de livros e ações realizadas por instituições parceiras. Entre os temas dos debates estão sustentabilidade, educação ambiental, acessibilidade, práticas antirracistas e direitos da juventude.

Para o subsecretário de Assuntos Educacionais de Queimados, Leonardo Pereira, a proposta da feira passa diretamente pela construção de pertencimento.

“A FLIQ é um movimento de pertencimento. Quando nossas crianças, jovens e adultos ocupam um espaço de literatura e arte, eles reconhecem que esse território lhes pertence e que suas vozes têm valor. Queremos uma juventude engajada, que se perceba como agente ativa da cidade e entenda a educação para além dos muros da escola.”

Com uma programação que mistura livros, carnaval, música, audiovisual e novas formas de expressão, a IV Feira Literária de Queimados aposta justamente nessa aproximação entre diferentes públicos. A ideia é que o leitor encontre espaço para descobrir novas histórias, mas também para reconhecer a própria cidade e suas experiências como parte da produção cultural.

Serviço – IV Feira Literária de Queimados – FLIQ 2026

Tema: “Raízes que contam histórias; Leituras que transformam o mundo!”

Quando: 28 e 29 de agosto de 2026

Sexta-feira, 28 de agosto: das 8h às 17h
Sábado, 29 de agosto: das 9h às 14h

Onde: Ginásio Metodista de Queimados

Entrada: gratuita

Realização: Prefeitura Municipal de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação

Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Leia mais

  • O que assistir do Lanterna Verde após a série Lanternas: filmes e animações para mergulhar no universo da DC

Tags:agenda cultural da Baixada FluminenseBruno BlackEmerson Faustinoeventos em Queimadoseventos gratuitos em Queimadoseventos gratuitos na Baixada Fluminenseeventos literários no Rio de JaneiroFeira Literária de Queimadosfeira literária na Baixada FluminenseFLIQ 2026Joana Falcãoo que fazer em QueimadosPhellipe Patriziprogramação de QueimadosRogério CasanovaSilvana GontijoUnidos da Ponte
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Capa do livro-agenda Orixás 2024. Cor verde claro, com o título escrito em branco.
Literatura e HQ

Nova edição do livro-agenda ‘Orixás 2024’ já está disponível para reserva e revela previsões

Redação
4 Min Leitura
homem de ferro nova arma bolada
Literatura e HQ

Homem de Ferro ganha uma nova arma que lembra Power Rangers

Redação
5 Min Leitura
Maniaco do parque
Cinema e StreamingLiteratura e HQSéries

O que está por trás do Maníaco do Parque? Criminoso vira livro, série e filme. Entenda!

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?