De 3 a 13 de outubro de 2024, acontece, no Armazém da Utopia, a 26ª edição do Festival do Rio. Como acontece desde a sua primeira edição, o festival traz à cidade do Rio de Janeiro filmes inéditos de diversos países, o melhor dos festivais internacionais, exibido no Panorama Mundial, além de sempre exibir filmes clássicos restaurados em sua programação. Todos os anos também há debates e encontros com profissionais da área, de diretores a atores, entre outras profissões, nacionais e internacionais.
Além disso, o Festival do Rio exibe filmes nacionais muito antes de entrarem em circuito nacional. Eles fazem parte da Première Brasil, mostra competitiva dedicada a filmes brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor, além de seleção de grandes sucessos inéditos hors-concours. Ao final do festival, há a entrega dos prêmios em uma cerimônia para convidados e imprensa.
E não para por aí. Sempre há bastante procura pelo filmes com temática LGBTQIAPN+ durante o evento. Para eles, também há uma premiação, o Prêmio Felix, que premia longas e curtas presentes em diversas mostras do festival.
Locais de exibição
Com nova sede, no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, o circuito de exibição do Festival do Rio ocupará mais de 20 espaços na Cidade Maravilhosa. Alguns exemplos são as salas do circuito Estação NET, o Kinoplex São Luiz, além do icônico Cine Odeon na Cinelândia, que mais uma vez recebe as noites de galas.
Além disso, o Cinema Circulação traz uma novidade que irá permitir maior capilaridade e acesso. Agora fazem parte da programação as salas recém-reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Ponto Cine Guadalupe. A saber, as sessões têm preços promocionais e foco curatorial nos públicos jovem e família. Ademais, haverá pré-estreias de filmes inéditos com parcerias locais.
No Programa Geração serão realizadas oficinas, palestras e mostra de filmes especiais para jovens e educadores. O Video Forum do Programa Geração recebeu inscrições de filmes de até 12 minutos realizados por crianças e adolescentes, que serão posteriormente exibidos em salas lotadas, seguidas de debates entre os autores.
Por fim, o Festival do Rio segue com o compromisso de avançar nas metas de inclusão de pessoas com deficiência, com a ampliação de exibição de conteúdos acessíveis em todas as linguagens em parte da programação. É possível saber os filmes que contém acessibilidade na programação do evento. Em breve, o site do festival disponibilizará os filmes que farão parte do evento este ano.
Serviço
Festival do Rio
Data: 03 a 13 de outubro de 2024
Local: Armazém da Utopia (sede)
Endereço: Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto
POR FIM, LEIA MAIS:
Festival do Rio 2024: Armazém da Utopia recebe 26ª edição