O documentário Crônicas de Uma Jovem Família Preta, dirigido por Davidson D. Candanda, estreia no dia 26 de dezembro no Estação NET Rio. A obra acompanha o cotidiano de Hellena, Lucas e seu filho Dom, mostrando com sensibilidade e afeto a vida de uma família negra. Hellena, dançarina e trancista, e Lucas, barman, buscam organizar uma festa de aniversário para o filho prestes a completar dois anos, apesar das dificuldades financeiras. A trama reflete sobre representatividade, reexistência e celebração da vida negra, trazendo uma narrativa longe dos estereótipos tradicionais. No dia da estreia, haverá uma sessão especial seguida de debate com a presença do diretor, do casal Hellena e Lucas, e do pequeno Dom.
Com 76 minutos de duração, o filme Crônicas de Uma Jovem Família Preta foi contemplado pelos Editais Paulo Gustavo Bahia, com apoio do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo. Antes de sua estreia comercial no Brasil, “Crônicas de Uma Jovem Família Preta” já obteve reconhecimento internacional, sendo selecionado para o Festival Brésil en Mouvements em Paris e exibido em importantes festivais como o Festival de Brasília, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ) e o Festival Internacional de Cartagena de Índias (Colômbia).
Para o diretor, que também assina roteiro, fotografia e produção executiva, Crônicas de Uma Jovem Família Preta é um instrumento de transformação social. “Desejo ver pretos se beijando, se amando e vivendo. É uma nova representação da negritude no cinema brasileiro”, afirma Candanda.
Com distribuição da Borboletas Filmes, especializada em temáticas afro-referenciadas, o documentário traz ao público uma experiência inspiradora e emocionante. Candanda espera que o filme conecte profundamente com espectadores de todas as idades e promova reflexões sobre a experiência humana.
Serviço – Crônicas de Uma Jovem Família Preta
- Data: Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
- Local: Estação NET Rio – Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo
- Classificação: Livre
- Duração: 76 minutos
- Sessão com debate: Após a exibição, com a presença do diretor e elenco
- Distribuição: Borboletas Filmes
Além disso, siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante