O filme “Manas”, que marca a estreia de Marianna Brennand em longas de ficção, emocionou o público e o júri no Festival de Veneza, consagrando-se com o GDA Director’s Award, o principal prêmio da mostra Giornate Degli Autori. Agora, faz sucesso no Festival do Rio 2024. O reconhecimento elevou o cinema brasileiro no cenário internacional. Com uma narrativa forte e sensível, o filme aborda temas delicados, como o abuso, através de uma lente profundamente humana e culturalmente específica, ambientada na Ilha de Marajó, no Pará.
O filme narra a história de Marcielle, uma jovem de 13 anos interpretada por Jamilli Correa, que vive com sua família na Ilha de Marajó. Ela se vê presa entre dois ambientes abusivos e decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e sua comunidade. Além da protagonista, o elenco conta com a participação de Rômulo Braga, Dira Paes e Fátima Macedo, além de atores locais da região amazônica.
Para explorar ainda mais o impacto desse filme e o processo criativo por trás dele, conversamos com Marianna Brennand e Rômulo Braga para um episódio especial do nosso podcast, onde eles falam sobre os desafios e a importância de “Manas” no contexto do cinema brasileiro contemporâneo.
A seguir, dê o play na entrevista, continue lendo:
A premiação em Veneza foi apenas o início da trajetória internacional de “Manas”, que promete tocar corações e sensibilizar plateias ao redor do mundo. Segundo o júri presidido pela diretora britânica Joanna Hogg, o filme conquistou todos pela maneira cuidadosa com que retrata uma temática difícil, proporcionando uma experiência cinematográfica imersiva e transformadora. “Com uma narrativa precisa, ‘Manas’ mergulha o espectador em uma jornada sensorial e emocional, e sua mensagem forte certamente ressoará globalmente”, afirmou Hogg.
Com essa conquista histórica, Marianna se torna a primeira cineasta brasileira a receber o GDA Director’s Award, trazendo visibilidade para as histórias das mulheres do Pará e ampliando as vozes do cinema nacional no exterior. O filme está em cartaz no Festival do Rio.
Afinal, veja o trailer de ‘Manas’:
Sessões de “Manas”
- 5 de outubro de 2024
- Estação NET Gávea 5 | Gávea | 21:45 (Sessão com convidado)
- Estação NET Gávea 4 | Gávea | 21:45 (Sessão com convidado)
- 6 de outubro de 2024
- Cine Odeon – CCLSR | Centro | 16:30
Por fim, veja:
Saiba o que ver no Festival do Rio: Première Latina
Dicas do Festival do Rio: saiba o que ver no Panorama Mundial