Ao celebrar Nossa Senhora do Carmo em 16 de julho, os religiosos carmelitas relembram sua história, tradição e ensinamentos. Isso vai aparecer com profundidade no documentário “Livre – Duc In Altum”.
O documentário espanhol, próximo lançamento da Kolbe Arte, estreia nos cinemas brasileiros em 15 de agosto. A princípio, promete uma visão rara e intimista da vida contemplativa. O filme aborda a questão: é possível falar de liberdade em um documentário sobre a vida em clausura?
A obra quer provar que sim. O filme foca na vida monástica, destacando a vida comunitária dos monges e monjas que compartilham tarefas e vivenciam a fé profundamente. “Livre” quer demonstrar que a vida contemplativa não é distante da vida cotidiana, mas sim uma busca por proximidade com Deus.
Aliás, confira o trailer em seguida e continue lendo sobre Nossa Senhora do Carmo:
A celebração de Nossa Senhora do Carmo, ou Virgem do Escapulário, remonta ao Monte Carmelo no século XII, onde os primeiros monges buscaram uma vida de penitência. Em 16 de julho de 1251, São Simão Stock recebeu o Escapulário da Virgem Maria, prometendo proteção aos carmelitas. Desde então, o Escapulário tornou-se um símbolo de amor e aliança com Maria.
A missão dos carmelitas é viver uma vida de oração, contemplação e serviço. Eles buscam a união com Deus através da meditação, silêncio e solidão, enquanto também se dedicam a servir a comunidade por meio da educação, assistência espiritual e obras de caridade. A importância dos carmelitas no mundo reside em seu exemplo de vida contemplativa, que oferece um refúgio espiritual e um testemunho de fé profunda, além de seu compromisso em promover a justiça, a paz e a dignidade humana.
Ademais, leia:
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Influencer Isaac Amendoim será Chico Bento em novo filme da Turma da Mônica